Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cosmologia

O Universo não teve um começo único, defende Stephen Hawking

A pergunta sobre quando o Universo começou nunca será respondida, simplesmente porque não houve um único princípio. A argumentação é do cientista britânico Stephen Hawking , que defende que o início de tudo aconteceu de todas as maneiras imagináveis - e talvez de outras desconhecidas. Segundo a "Nature", Hawking e seu colega Thomas Hertog, da Suíça, devem publicar em breve um estudo sobre esta teoria.

Desta profusão de começos, a grande maioria se degenerou sem deixar qualquer marca no Universo como conhecemos hoje. Apenas uma mínima fração deles se fundiu para formar o cosmos atual, afirmam Hawking e Hertog, segundo a "Nature".

Eles insistem que esta é a única conclusão possível sobre o começo do Universo, se a física quântica for considerada seriamente.

- A mecânica quântica impossibilita uma história única - afirmou Hertog ao site da revista.

Hawking e Hertog argumentam que os incontáveis "mundos alternativos" já pensados podem ter realmente existido. Pela teoria deles, nós deveríamos imaginar o Universo nos primeiros instantes do Big Bang como uma superposição de todas estas possibilidades, como a projeção de bilhões de filmes passados um por cima do outro.

A idéia pode parecer estranha, mas é precisamente a visão adotada pela teoria quântica, afirma a "Nature". Por exemplo, o senso comum sugere que uma partícula de luz viaja em linha reta para chegar de uma lâmpada ao nosso olho. No entanto, para fazer as previsões corretas sobre o comportamento da partícula, a mecânica quântica precisa considerar também todas as trajetórias possíveis, incluindo aquela em que o fóton bate pelas paredes milhares de vezes antes de alcançar nossa vista.

A soma de todas as trajetórias é a única maneira de explicar algumas das propriedades esquisitas das partículas quânticas, como sua aparente habilidade de estar em dois lugares ao mesmo tempo. A chave da questão é que nem todas as trajetórias contribuem igualmente para o comportamento do fóton: a da linha reta domina as outras, escreve a "Nature".

Hertog defende que a mesma lógica deve ser verdade para a linha do tempo que levou o Universo a seu estado atual. Nós deveríamos encará-la como a soma de todas as histórias possíveis, argumenta ele.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.