Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
visita presidencial

Obama diz que EUA estão prontos para agir na Líbia. Dilma pede apoio na ONU

Dilma também destacou em seu discurso as semelhanças democráticas entre os dois países que conduziram um afro descendente e uma mulher ao cargo de presidentes das suas nações

Assista ao discurso de Barack Obama e Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. O vídeo foi distribuído pela Agência Brasil via Youtube:

O presidente Barack Obama chegou ao Palácio do Planalto, em Brasília, com 26 minutos de atraso em relação ao horário previsto. Às 10h26, ele desembarcou da limusine e passou em revista a tropa formada em frente ao Palácio. Pouco depois o presidente norte-americano subiu a rampa do Planalto, sendo recebido pela presidente Dilma Rousseff e o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.

Em seguida, antes da reunião reservada em seu gabinete, Dilma ciceroneou Obama e a primeira-dama Michelle em uma visita à exposição "Mulheres Artistas Brasileiras", com obras do modernismo brasileiro. De acordo com a assessoria do planalto, Dilma explicou rapidamente ao casal a importância do movimento modernista e de seu mais relevante conceito, a antropofagia.

Obama mostrou-se especialmente interessado no fato de a principal obra de arte do modernismo, o quadro Abaporu, de Tarsila do Amaral, não estar exposto em um museu brasileiro, e sim no Museu de Arte Latino-Americana (Malba), em Buenos Aires. Dilma explicou que o quadro foi emprestado pelo Malba especialmente para esta exposição, que é uma das homenagens ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Diante do Abaporu, os três posaram para foto.

Obama ficou igualmente impressionado com um painel da pintora Djanira, que normalmente decora o gabinete das presidência. A exposição traz obras também de Tomie Ohtake. A maioria dos trabalhos expostos faz parte do acervo do Palácio do Planalto, do Banco Central e de outros órgãos do governo brasileiro, o que também surpreendeu Obama.

Veja a chegada do presidente Obama ao Palácio do Planalto

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.