Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Legislativo

Oitenta e seis instituições disputam vagas para escolher Ouvidor de Curitiba

A definição ocorrerá a partir das 9 horas, na própria Câmara. Cada entidade votará em três candidatas, podendo votar em si própria

Fachada da Câmara: escolha final caberá aos vereadores | Antônio More /Gazeta do Povo
Fachada da Câmara: escolha final caberá aos vereadores (Foto: Antônio More /Gazeta do Povo)

A Câmara Municipal de Curitiba publicou nesta quinta-feira (27) o edital em que homologa as inscrições das entidades civis da capital que pretendem participar da eleição de ouvidor da cidade. São 86 instituições inscritas que disputarão, nesta sexta-feira (28), as três vagas destinadas à sociedade civil na comissão eleitoral para escolha do ocupante do cargo.

A definição ocorrerá a partir das 9 horas, na própria Câmara. Cada entidade votará em três candidatas, podendo votar em si própria. Serão eleitas as três instituições mais votadas. Entre as inscritas estão a Central Única dos Trabalhadores, a Associação Comercial, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, entre outras entidades representativas.

A comissão eleitoral para escolha do ouvidor também é composta por representantes do Legislativo e Executivo. O presidente da Câmara Paulo Salamuni (PV) indicou os vereadores Pier Petruzziello (PTB), Serginho do Posto (PSDB) e Cristiano Santos (PV). Representarão a prefeitura o secretário de Assuntos Metropolitanos, Valfrido Eduardo Prado, a secretária da Mulher, Roseli Isidoro e o procurador Joel Macedo Soares Pereira Neto.

Inscrição dos candidatos

A Câmara também definiu o prazo para inscrição dos interessados em se candidatar ao cargo de ouvidor: de segunda (1º) a quarta-feira (03) da próxima semana, na seção de protocolo do Legislativo. Entre os requisitos para o cargo estão o notório conhecimento de administração pública, bem como possuir idoneidade moral e reputação ilibada.

Encerradas as inscrições, Salamui deverá marcar nova data para que a comissão eleitoral avalie os candidatos, que poderão se pronunciar por até 10 minutos para provar que possuem os requisitos para o cargo. Após análise dos requisitos, será realizada uma votação aberta, em que cada membro da comissão irá votar em três candidatos, formando a lista tríplice.

Com a lista, a Mesa Diretora da Câmara marcará a data da eleição. Antes da votação, cada um dos três candidatos terá 20 minutos para defender sua eleição para o cargo. Na sequência, a sessão será aberta a perguntas por mais 20 minutos por concorrente. A votação será nominal e o eleito deve receber a maioria absoluta dos votos (ou seja, pelo menos 20 votos).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.