A Polícia Federal iniciou às 2h desta quinta-feira (26) a Operação Oeste, que tem como objetivo prender uma quadrilha de seqüestradores que age em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás. Até as 13h, 37 pessoas haviam sido presas.
Os agentes da PF procuram 42 suspeitos de envolvimento com o grupo criminoso e contam com 48 mandados de busca. Em Marília, a 444 km de São Paulo, pelo menos dez pessoas foram presas, incluindo policiais civis, federais e rodoviários. Muitos dos seqüestradores tinham ligações com a quadrilha que atua a partir dos presídios de São Paulo.
De acordo com nota divulgada pela PF, a operação desta quinta-feira (26) é parte de um trabalho de investigação que contou com o apoio da Polícia Militar de São Paulo e do Paraná. Nos últimos 20 dias, as autoridades dizem já ter capturado nove seqüestradores e libertado sete vítimas, além de terem impedido outros quatro seqüestros. Em Brodowsky, a 339 km de São Paulo, e em Rincão, a 310 km, foram encontrados dois cativeiros, cada um com duas vítimas e três seqüestradores.
Para atrair as vítimas para o oeste de São Paulo e demais estados, a quadrilha fazia ofertas de negócios lucrativos. Entre as cidades que foram alvo de ação da PF nesta quinta-feira estão Álvares Machado, Assis, Campinas, Marília, Paraguaçu Paulista, Penápolis, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São Paulo, em São Paulo; Goiânia, em Goiás; Londrina, no Paraná; e Uberlândia, em Minas Gerais.
Além dos seqüestros, as autoridades dizem ter indícios que apontam os mandatentes da tentativa de homicídio do jornalista José Ursílio de Souza e Silva, de Marília. Têmis e Furacão
Só neste mês, em duas outras operações da PF os agentes cumpriram mandados contra autoridades. Na Operação Têmis, deflagrada na sexta-feira (20), 80 mandados de busca e apreensão de documentos contra juízes e policiais de São Paulo foram cumpridos.
Na semana anterior, na Operação Furacão, no Rio de Janeiro, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra policiais civis e federais e magistrados suspeitos de envolvimento com jogos ilegais. Vinte e um suspeitos tiveram a prisão preventiva decretada.



