Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reação

Oposição acusa Planalto de fazer manobra eleitoreira para minar CPI

Oposicionistas criticam estratégia do governo federal de tentar incluir denúncias envolvendo governos do PSDB e do PSB nas investigações parlamentares na Petrobras

Serra: “É subestimar a inteligência das pessoas” | Henry Milleo/ Gazeta do Povo
Serra: “É subestimar a inteligência das pessoas” (Foto: Henry Milleo/ Gazeta do Povo)

Políticos de oposição ao governo federal criticaram ontem a estratégia do Planalto de tentar incluir questões a serem esclarecidas que atingem governos do PSDB e do PSB – as denúncias do cartel de trens e metrô de São Paulo e obras de Suape em Pernambuco. O governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos (PSB) classificou a "atitude infantil" do governo federal de tentar tirar o foco da CPI da Petrobras.

"Não podemos de forma nenhuma admitir uma atitude que cheira até a infantilidade, de tentar fazer um processo de defesa que parece quase uma confissão de culpa, quando, em vez de responder com objetividade e tranquilidade um assunto, tenta puxar outros assuntos", afirmou ele. "Se cabe esclarecimentos sobre outros assuntos que eles sejam dados por quem de direito".

Para Campos, as decisões sobre objeto da CPI devem ser tomadas pelo Congresso Nacional, com total independência. "Todos os gestores municipais e estaduais devem estar abertos a favorecer o controle social, os esclarecimentos à sociedade, aos organismos de controle".

Já, o ex-governador tucano José Serra criticou a estratégia do Planalto de tentar incluir o caso Alstom – escândalo que envolve o pagamento de supostas propinas pela empresa francesa Alstom a políticos do PSDB de São Paulo – em uma possível CPI da Petrobras. Serra disse que "é uma postura pouco inteligente" e que o contra-ataque dá ideia de artificialidade. "É subestimar a inteligência das pessoas, quando você é acusado tem que se defender, o contra-ataque dá uma ideia de artificialidade e de pouca convicção quanto à defesa que se faz de si próprio."

A afirmação de Serra foi feita após participar de um debate com o tema: "O golpe de 1964, o passado e o presente 50 anos depois", promovido pelo Instituto Fernando Henrique Cardoso, na capital paulista. Para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a intenção de parlamentares governistas de incluir as investigações do caso Alstom numa possível CPI da Petrobras é "puramente eleitoreira". "Neste momento, o importante para o país é esclarecer o mau manejo da Petrobras, como é que a tal ponto", disse o ex-presidente.

Com a formalização do pedido de criação da CPI no Senado anteontem, o Planalto orientou sua base aliada a pedir que também sejam investigados o porto de Suape, administrado pelo governo Campos, e as suspeitas de formação de cartel e fraude em licitações de trens em São Paulo, que atingem os tucanos.

Negado

Habeas corpus em favor do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, que está preso desde o dia 20. Costa é suspeito de envolvimento com a destruição de documentos relacionados à operação Lava Jato, da Polícia Federal. A ministra Regina Helena Costa, do STJ, rejeitou ontem o pedido e afirmou que o tribunal tem o entendimento de que não deve ser admitido habeas corpus quando a instância inferior (no caso, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região) ainda não julgou o mérito do pedido.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.