Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Legislativo municipal

Oposição pede que presidente se afaste durante a CPI

A bancada de oposição promete protocolar hoje um pedido de afastamento do presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB). A solicitação é para que Derosso permaneça fora da presidência enquanto durarem os trabalhos da comissão parlamentar de inquérito (CPI) que deve ser instaurada nos próximos dias para apurar possíveis irregularidades em sua gestão.

Líder da bancada de oposição, o vereador Algaci Túlio (PMDB) afirmou ontem que a assessoria jurídica do grupo levantou uma série de argumentos jurídicos para defender que a permanência de Derosso no cargo afetaria o andamento dos trabalhos. O pedido terá de ser votado pelo plenário da Câmara, onde Derosso tem apoio da maioria dos vereadores.

Indicação de nomes

Até ontem, 10 dos 13 partidos que têm representação na Câmara já haviam oficializado a indicação de seus integrantes na CPI. Apenas PRB, PRP e PSC, que só têm um vereador cada, não haviam feito a formalização da indicação. O último partido a fazer a indicação foi o PSDB de Derosso.

Picolo

Responsável pela instalação da CPI, o primeiro vice-presidente da Câmara, Sabino Picolo (DEM), disse ontem que ainda não se sabe quais partidos terão direito a ocupar as nove vagas da comissão de inquérito. Sabe-se que pela proporcionalidade, o PSDB, que tem 14 vereadores, ficará com três cadeiras na CPI e que os partidos que têm três vereadores (PT, PDT, PSB e DEM) terão direito a uma cadeira cada. Os partidos que têm dois ou um vereador disputarão as duas vagas finais.

"Estamos analisando o regimento [interno da Câmara]. É possível que as vagas acabem ficando para os partidos que tiveram maior votação na eleição de 2008, mas ainda não sabemos", disse Picolo. Ontem, vereadores da oposição pediram para que o número de integrantes da CPI fosse aumentado para 11, para que mais partidos possam estar representados na comissão de inquérito. Ainda não houve resposta.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.