• Carregando...
“É um caso flagrante de uso da máquina, de abuso de poder por parte do prefeito tucano.” Dr. Rosinha, deputado federal (PT-PR) | Hedeson Alves/Gazeta do Povo
“É um caso flagrante de uso da máquina, de abuso de poder por parte do prefeito tucano.” Dr. Rosinha, deputado federal (PT-PR)| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

Diante da sucessão de anúncios publicados pela prefeitura de Curitiba em jornais de Cascavel, a oposição decidiu agir. Ontem, o deputado federal Dr. Rosinha (PT) anunciou que irá entrar com uma ação popular na Justiça e que encaminhará uma denúncia ao Ministério Público contra o prefeito Beto Richa (PSDB) por propaganda ilegal. Já o vereador curitibano Pedro Paulo (PT) apresentará um pedido de informações na Câmara Municipal para que a prefeitura dê uma justificativa oficial à publicação dos anúncios no interior do estado.

"É um caso flagrante de uso da máquina, de abuso de poder por parte do prefeito tucano", afirmou Dr. Rosinha. Segundo o deputado, o gasto de recursos públicos da prefeitura de Curitiba em jornais do interior pode ser considerado crime de responsabilidade, improbidade administrativa, uso da máquina pública para fins eleitorais e propaganda eleitoral antecipada.

O petista ainda questionou a justificativa apresentada pelo secretário de Comunicação Social de Curitiba, Marcelo Cattani, de que a agência responsável pelos anúncios se enganou no envio da peça publicitária aos jornais. "Entre o primeiro e o último anúncio há um intervalo superior a dez dias, tempo mais do que suficiente para a prefeitura, se quisesse, ter cancelado sua publicação", criticou. "Essa alegação é frágil, não se sustenta."

Para o vereador Pedro Paulo, a publicação dos anúncios é uma prova de que Beto Richa tem agido de maneira irregular ao fazer propaganda eleitoral antecipada. "Basta acompanhar a agenda que o prefeito faz no interior. Já recebi, inclusive, relatos de que a publicação dessa propaganda em algumas cidades coincidiu com a visita do prefeito", disse, ao se referir ao aumento no número de viagens feitas pelo tucano a municípios do interior, desde que se tornou pré-candidato ao governo do estado. "Como a prefeitura justifica a divulgação de um programa que é municipal em jornais do interior? Só há uma explicação: a de propaganda eleitoral fora de época."

No pedido de informações que pretende apresentar na Câmara, o vereador disse que irá solicitar dados detalhados da promoção da gestão de Beto Richa no interior. "Os programas anunciados se limitam a atender a população de Curitiba. Além disso, recursos públicos que não são poucos estão sendo usados para bancar esse tipo de propaganda", declarou o petista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]