
Antes da chegada do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ontem ao Palácio Iguaçu, o governador Beto Richa (PSDB) finalmente conseguiu acertar em definitivo os ponteiros entre os deputados estaduais eleitos Ademar Traiano (PSDB) e Ratinho Jr. (PSC, foto ). A conversa foi providencial diante dos boatos de que Ratinho estaria se aproximando do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), que tem o PT como aliado. Com isso, Traiano será mesmo o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná e Ratinho irá reassumir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu), com o objetivo de construir pontes para disputar o governo do estado em 2018.
Cotados 1
Outro cotado para assumir uma secretaria no governo do Paraná é Reinhold Stephanes (PSD), que não se reelegeu deputado federal. Ao se apresentar a um parlamentar que acompanhava Cunha, Stephanes Jr. (PMDB) disse de quem era filho e confidenciou que o pai será secretário de Richa no segundo mandato. Imediatamente, Eduardo Sciarra (PSD) fez um sinal de positivo.
Cotados 2
Por outro lado, Valdir Rossoni (PSDB) deve mesmo exercer o mandato de deputado federal em Brasília a partir de fevereiro. Ele tentava cavar espaço no primeiro escalão do governo Richa desde outubro. Ontem, porém, disse que estará na Câmara Federal para ajudar Eduardo Cunha a se eleger presidente da Casa. Rossoni comentou, inclusive, que tem se preparando para exercer o mandato em Brasília. "Ontem [anteontem] acompanhei a sessão pela TV até as 2h30 [na votação das metas fiscais do governo], mas depois disso não aguentei mais. Até procurei o regimento interno para dar uma estudada", disse.
Segundo plano
Prestes a assumir a Secretaria de Estado da Segurança Pública, o deputado Fernando Francischini (SD) afirma ter deixado "para segundo ou terceiro plano" uma possível candidatura à prefeitura de Curitiba em 2016. "Era um projeto político. Mas tenho agora a obrigação de voltar anos atrás na minha carreira de policial e voltar para área técnica para despolitizar a área de segurança no Paraná." O futuro secretário comentou a ideia de integrar policiais federais na pasta da Segurança. "Os policiais federais vêm para ajudar a buscar recursos no Ministério da Justiça e fazer uma integração maior no combate ao crime organizado. Mas vou guardar as funções relativas à Polícia Civil e Militar para policiais do estado", afirmou.
Política cidadã
Cidadãos protagonistas de iniciativas que transformaram suas comunidades estão sendo retratados em pequenos vídeos disponíveis no site da campanha Política Cidadã, uma ação da Gazeta do Povo. O próximo deles vai ao ar hoje e conta a história da Luiza Piccoli, que criou o carrinho da leitura. Veja o vídeo em www.gazetadopovo.com.br/politica-cidada.
Música na democracia
Hoje, às 15h30, está programada uma palestra-show que conta a história do processo democrático no Brasil por meio de músicas populares. O evento acontece no auditório do TRE, em Curitiba, durante a programação que marca o balanço das eleições de 2014. A professora Luciana Worms comanda o espetáculo, com acompanhamento do músico João Egashira. Inscrições pelo e-mail eje-pr@tre-pr.gov.br.
Colaboraram: Euclides Lucas Garcia, Amanda Audi e Katna Baran.



