Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Meio ambiente

Palácio do Planalto será multado por vazamento

Bombeiros contêm vazamento de óleo no Lago Paranoá que, segundo perícia, teve origem no Palácio do Planalto | Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
Bombeiros contêm vazamento de óleo no Lago Paranoá que, segundo perícia, teve origem no Palácio do Planalto (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr)

O óleo que contaminou na semana passada o Lago Paranoá, em Brasília, teve origem no Palácio do Planalto. O governo do Distrito Federal informou ontem que a perícia comprovou que o óleo provavelmente vazou de uma caldeira do restaurante do Planalto. A administração do palácio será multada pelo governo distrital. O valor definitivo só será estabelecido após a conclusão do laudo químico, em dez dias, mas a estimativa é de uma multa de R$ 50 mil.

Foram retirados do lago 16 tambores de água com resíduos do óleo, e o trabalho do Corpo dos Bombeiros ocorreu durante todo o fim de semana. A mancha tinha espessura de 2 milímetros.

"Podemos afirmar hoje que o óleo é proveniente da região do Palácio do Planalto", disse o secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, Eduardo Brandão. "Começa exatamente no poço de visita dentro da área. Estamos aguardando o laudo químico para saber se foi óleo lubrificante ou de caldeira. Tudo indica que veio da caldeira."

A Secretaria-Geral da Presi­­dência da República pediu cautela sobre a informação e informou, em nota, que ainda não é possível ter certeza de que a origem do óleo é o Palácio do Planalto. "As declarações do secretário do Meio Ambiente do Distrito Federal, Eduardo Brandão, são precipitadas", diz a nota do Planalto.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.