Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Depoimento na Câmara

Palocci diz que queda do dólar reflete melhora do país

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, disse que a queda da cotação do dólar é resultado do processo de melhoria que o país vem passando e do crescimento das exportações.

- Nos últimos três anos, o Brasil melhorou em todo os sentidos e, em todos os países do mundo, quando o país melhora o câmbio aprecia. Houve melhora do setor exportador, com vendas as externas aumentando o fluxo de dólares e, com isso, o dólar fica mais baixo.

O ministro disse que embora alguns setores, como o de calçados e têxteis, estejam sofrendo com a valorização do real, no conjunto houve aumento do volume e preços das exportações.

Palocci também disse não estar certo sobre o tamanho da influência dos juros altos na queda do dólar. Segundo ele, essa influência poderá ser avaliada, agora, quando haverá um período de queda dos juros. Ele também avaliou a crítica feita por um deputado sobre o fato de investidores que trouxeram um dólar ao país há três anos terem dois dólares hoje.

- Assim como quem trouxe um dólar num determinado momento sai com dois noutro, há situações em que quem trouxe dois dólares sai com apenas um. O câmbio flutuante tem esse problema, o danado flutua - disse o ministro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.