• Carregando...

Faltando quatro meses para o início dos Jogos Pan-Americanos, os controladores de vôo alertam para a possibilidade de um novo caos nos aeroportos. De acordo com reportagem publicada nesta segunda-feira no jornal "O Globo", até agora, ainda não foi fechado um plano de ação para evitar novos transtornos aos usuários, nem as empresas aéreas foram chamadas para apresentar estratégias para atender o excesso de demanda, que já é maior devido ao período de férias.

Segundo os controladores que trabalham na região em que o volume de tráfego aéreo será maior, até agora eles não receberam qualquer instrução da Aeronáutica sobre escalas e possíveis reforços de equipe durante a realização dos Jogos. Eles alegam que cada profissional somente poderá manter sob sua responsabilidade seis aviões simultaneamente e que, se o número superar esse limite, será necessário restringir o fluxo. Isso poderá causar efeito cascata, com atrasos em todo o país.

As projeções do mercado apontam para um incremento de até 40 helicópteros além do movimento normal. Segundo estimativas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), só no aeroporto Tom Jobim (antigo Galeão), o movimento de passageiros deverá crescer 30% por causa do Pan. O volume mensal de passageiros no aeroporto é de 800 mil em média e, durante o evento, passará de um milhão.

Segundo um técnico do governo que está participando de um grupo de trabalho com representantes de vários órgãos, o que se discutiu com maior nível de detalhe até agora foram as medidas de segurança. Mesmo assim, falta definir vários pontos, como por exemplo, quantos homens vão participar do esforço conjunto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]