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Caos Aéreo

Pane elétrica no Cindacta de Manaus provoca problemas em mais de 700 vôos

Boletim da Infraero mostra que 573 dos 1282 vôos programados entre 0h e 18h30 deste sabádo registraram atraso de mais de uma hora e outros 144 vôos (11,2%) foram cancelados

Uma pane elétrica no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo de Manaus (Cindacta-4) impediu vôos internacionais sobre a Amazônia na madrugada deste sábado e gerou mais um dia de caos nos aeroportos do país. O último Boletim da Infraero mostra que 573 dos 1282 vôos programados entre 0h e 18h30 deste sabádo registraram atraso de mais de uma hora e outros 144 vôos (11,2%) foram cancelados, o que representa um total de 717 vôos ou 55,9%.

Os maiores atrasos foram registrados no Aeroporto de Belém com 88,8% dos vôos atrasados e Porto Alegre (84,4%), onde o Aeroporto Salgado Filho foi atingido também por um forte nevoeiro durante a manhã. Segundo informações da Infraero, o Sagaldo Filho foi fechado às 6h39m e só foi reaberto para decolagens às 7h40m. O local voltou a ser fechado às 8h40m e reabriu novamente apenas para decolagens às 10h25m

" Segundo a Aeronáutica, o problema no Cindacta 4 foi provocado por um curto-circuito "

No Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, os atrasos atingem 22,4% dos vôos (38) e houve ainda outros 47 vôos (27,8%) cancelados. Em Garulhos, 37,7% dos vôos atrasaram. No Galeão, no Rio de Janeiro, 61 dos 123 vôos sofreram atrasos e outros 15 foram cancelados. Em Brasília, 46,6% dos vôos saíram fora do horário.

Segundo nota divulgada no começo da noite pelo Comando da Aeronáutica, o problema no Cindacta 4 foi provocado por um curto-circuito que ocorreu durante um procedimento técnico de manutenção no Grupo de Geradores de Contingência, que integram o sistema de energia elétrica do equipamento. A nota diz ainda que fornecimento de energia comercial foi interrompido às 23h15, quando havia 17 aeronaves em vôo, das quais nove prosseguiram normalmente para seus destinos e oito tiveram modificação de rota. O fornecimento de energia foi restabelecido a 1h32, os sistemas foram reiniciados e o controle pôde ser retomado normalmente a partir das 2h30. A Aeronáutica negou qualquer problema na segurança dos vôos. Clique aqui para ler a íntegra da nota.Controlador diz que houve risco de colisão de aeronaves

Mas segundo os controladores de vôos, a pane teria interrompido o funcionamento dos radares e deixado aviões sobrevoando a Amazônia às cegas.

Um controlador, que pediu anonimato, disse ao Jornal Hoje, da TV Globo, que a pane teria provocado inclusive um risco de colisão entre duas aeronaves que seguiam para Belém, no Pará. Outro funcionário disse que os controladores de serviço no Cindacta-4, que é responsável pelo controle aéreo no Amazonas, Roraima, Mato Grosso e parte do Pará, entraram em desespero e alguns chegarama chorar.

O presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Proteção ao Vôo, Jorge Botelho, afirmou que a nova pane mostra que os controladores de vôo não estavam errados ao denunciar, inúmeras vezes, as más condições dos equipamentos que têm à disposição.

- Tudo isso mostra que os controladores não mentiam. Nunca dizemos que os equipamentos estavam podres, mas sim tem problemas importantes - disse Botelho.

Com o problema os vôos que vinham dos Estados Unidos para aeroportos brasileiros durante a madrugada tiveram que retornar para o país ou pousar em outros fora do Brasil. Outros vôos que saíam do Brasil para os Estados Unidos também tiveram de retornar aos aeroportos de onde tinham decolado.

Segundo a Infraero, o tráfego aéreo internacional entre Brasil, Estados Unidos e América Central, só deve ter seus horários normalizados ao longo deste sábado.Pilotos não queriam sobrevoar Amazônia sem contato

Dois vôos da American Airlines de números 962 e 906 que partiram de Guarulhos com destino aos Estados Unidos pousaram no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (Manaus) durante a madrugada. Segundo informações não confirmadas oficialmente, os pilotos solicitaram pouso em Manaus porque não queriam sobrevoar a Amazônia sem contato com o controle aéreo.

O vôo 951 da American Airlines, que saiu de Nova York às 22h30m desta sexta-feira com destino ao Brasil, precisou retornar aos EUA depois de duas horas no ar. O comandante da aeronave informou aos passageiros que o sistema aéreo brasileiro não tinha como receber a aeronave.

Um vôo da United Airlines, que saiu de Washington para São Paulo na sexta-feira, à noite, também teve de retornar aos Estados Unidos e acabou cancelado. A mesma companhia registra ainda a volta de um vôo que saiu de Orlando na manhã deste sábado. Um vôo da Continental que sairia de Nova York na noite de sexta-feira também não pode decolar.Leitores contam os problemas enfrentados

O leitor do Globo Online Alex Maia contou que estava no vôo 2980 da American Airlines com destino a Miami que decolou do Rio às 22:00h e que após duas horas de vôo, quando sobrevoava Brasília, teve de retornar. Revoltado, o leitor acrescenta que a companhia aérea informou que a previsão é de que eles só embarquem novamente no domingo.

" Após um ano planejando as férias da minha família, sou lesado dessa forma. Perdi diárias de hotel, de aluguel de carro "

"Isso é um absurdo! Após um ano planejando as férias da minha família eu sou lesado dessa forma. Perdi diárias de hotel, de aluguel de carro, etc... Mas não tem dinheiro que pague a nossa frustração", escreveu.

Outro leitor, Jorge Alberto Fukuhara de Carvalho, contou por meio da seção de jornalismo participativo do Globo Online que o filho estava no vôo Delta 121, que saiu de Nova York para São Paulo, e teve de pousar em Porto Rico.

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