• Carregando...

Uma pane no sistema de comunicação entre aviões e o Segundo Centro Integrado de Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta-2), em Curitiba, paralisou decolagens de pousos nos aeroportos da Região Sul por quase duas horas. Informações preliminares indicam que houve uma falha semelhante à ocorrida no Cindacta-1, em Brasília, causando o pior dia de atrasos e cancelamentos da história da aviação civil brasileira.

O Comando da Aeronáutica confirmou que houve o problema por volta das 18 horas desta sexta feira e que ele teria sido solucionado às 19h30. Às 19h45, os pousos e decolagens teriam voltado a ocorrer, mas a Aeronáutica deterimnou um espaçamento maior entre pousos e decolagens, acima dos cinco minutos normais, por medida de segurança.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que não sabe dizer quantos vôos foram afetados e que não teria esta informação - embora seja uma obrigação do órgão avisar sobre este tipo de situação. A assessoria de impresa da agência apenas informou que, diante do problema na Região Sul, o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, teria seu horário de pousos e decolagens estendido até a uma hora da manhã -trinta minutos além do previsto anteriormente.

Os aeroportos de Curitiba e Porto Alegre não informaram quantos vôos foram afetados e nem em quanto tempo a situação estaria normalizada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]