Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
pesquisa

Para 84% dos brasileiros, Dilma e Lula sabiam da corrupção na Petrobras

Índice foi levantado pelo instituto Paraná Pesquisas em 154 municípios do Brasil

Manifestação em Curitiba contra o governo. | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Manifestação em Curitiba contra o governo. (Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo)

A maior parte dos brasileiros conhece e acompanha as investigações da Operação Lava Jato e acredita que elas são positivas para o país. Esta é uma das conclusões de um levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas em 154 municípios do Brasil. A pesquisa também aponta que, para 83,5% dos entrevistados, a presidente Dilma Rousseff (PT) sabia dos esquemas de corrupção na Petrobras. Questionados sobre o ex-presidente Lula, 84,2% disseram que ele sabia dos esquemas.

INFOGRÁFICO: Veja os números da pesquisa sobre a Lava Jato.

Além de acreditar que o petista tinha conhecimento dos desvios, para 24,5% dos consultados pelo instituto, Lula pode até ser preso pela Polícia Federal (PF). Outros 76% consideram que a presidente Dilma deve desculpas ao país. Apesar disso, quando perguntados sobre os responsáveis pela corrupção na Petrobras, apenas 26% culpam o governo. A maioria (43%) considera que a falta de fiscalização dos tribunais competentes resultou na Lava Jato.

Apesar da alta visibilidade adquirida no último ano, um dos personagens centrais da Operação, o juiz federal Sergio Moro é pouco conhecido dos brasileiros: apenas 17% citaram seu nome quando perguntados sobre quem conduz os processos da Lava Jato. O levantamento aponta ainda que, mesmo sendo favorável a utilização do recurso da delação premiada pelos investigados da Operação, a maior parte dos brasileiros não acredita na palavra dos delatores.

O levantamento mostra ainda que há um equilíbrio entre os que acreditam e não acreditam nos resultados das investigações: considerando a margem de erro da pesquisa, praticamente a mesma quantidade de entrevistados considera que muita corrupção não será apurada ou trazida a público e que muita corrupção ainda será apurada pelas investigações. Porém, 49% acreditam que a corrupção no Brasil vai continuar como está mesmo após o fim da operação.

A opinião sobre a capacidade de o governo interferir nas investigações conduzidas pela PF e pelo Ministério Público Federal (MPF) também é dividida: cerca de 31% dizem que há total capacidade de intervenção; 35% consideram que há alguma possibilidade; e 32% acreditam que não há como o governo intervir no processo. A maioria considera, porém, que as investigações correm o risco de acabar em pizza.

Cerca de 83% dos entrevistados dizem que nunca votariam em políticos investigados pela Operação Lava Jato. A punição, para os brasileiros, deve partir do eleitorado, mas não da Justiça: para quase 48% dos entrevistados, os políticos com mandato envolvidos em corrupção na Petrobras não terão a mesma punição dos demais condenados da Lava Jato. Mesmo assim, 58% dos entrevistados dizem que a Petrobras não deve ser privatizada.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.