
A senadora Kátia Abreu (TO) confirmou no início da tarde de ontem que sairá do DEM e irá se filiar ao Partido Social Democrático (PSD), partido que está sendo criado recentemente pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. A senadora ainda não formalizou sua desfiliação no DEM. No entanto, segundo ela, sua saída se deve a incompatibilidade com a atual gestão do partido. Com Katia Abreu, o partido de Kassab que, segundo o prefeito, "não é de direita, esquerda, nem centro", pende um pouco mais para a direita. Ruralista, a senadora é presidente da Confederação Nacional da Agricultura.
Novos rumos
Para uma plateia de 70 oficiais-generais das três Forças Armadas, a presidente Dilma Rousseff, presa e torturada durante a ditadura militar (1964-1985), afirmou que o país "corrigiu seus próprios caminhos", numa "evolução democrática da sociedade brasileira". "Um país que conta, como o Brasil, com Forças Armadas caracterizadas por um estrito apego a suas obrigações constitucionais é um país que corrigiu seus próprios caminhos e alcançou um elevado nível de maturidade institucional", disse a presidente, que também é comandante-em-chefe das Forças Armadas, em cerimônia de apresentação de novos oficiais-generais. Aos militares, e ao lado do ministro Nelson Jobim (Defesa), Dilma afirmou a importância de Forças Armadas bem equipadas e treinadas. Chegou a citar o pré-sal como um dos novos desafios para os militares.
Para pensar...
"A Ficha Limpa é a prova da necessidade de rever-se as leis de processo no Brasil. Só precisa de Lei da Ficha Limpa porque a lei de processos eterniza os processos."
Eduardo Campos (PSB), governador de Pernambuco.
Pedido negado
O desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ) Guido Döbeli negou pedido do Sindicato dos Servidores do Legislativo (Sindilegis) para readmitir os funcionários comissionados da Assembleia que faziam parte da diretoria da entidade, entre eles Edenilson Ferry, o Tôca, ex-segurança da Casa. No mandado de segurança, o Sindilegis argumentava que, por serem dirigentes sindicais, esses funcionários tinham estabilidade funcional garantida por lei. Para Döbeli, porém, "o cargo de provimento em comissão revela-se incompatível com o instituto da estabilidade".
Itaperuçu
A Justiça Eleitoral mudou ontem o entendimento sobre a situação dos candidatos a prefeito de Itaperuçu, na região metropolitana de Curitiba. Os dois candidatos que haviam tido o registro cassado tiveram recursos aceitos. Com isso, o novo prefeito da cidade passa a ser Neneu Artigas (PDT). A eleição foi realizada neste domingo depois que o antigo prefeito e seu ex foram cassados pela Justiça. O resultado ainda será analisado pelo TRE.
Reajuste
A Câmara de Curitiba deu ontem o primeiro passo para aprovar o reajuste de salário de 6,5% para os 33 mil funcionários da prefeitura de Curitiba. O projeto de lei enviado pela prefeitura sobre o aumento foi aprovado na comissão de Legislação, Justiça e Redação e hoje deve ser analisado na Comissão de Serviços Públicos.



