Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
análise de contas

Para comissão, Levy promete detalhar pedaladas do governo

Levy vai detalhar pedaladas. | Ueslei Marcelino/Reuters
Levy vai detalhar pedaladas. (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, prometeu, para a Comissão Mista de Orçamento do Congresso na terça-feira (3), que enviará um detalhamento sobre as contas do governo de 2014 que foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União devido às pedaladas fiscais e o cronograma de pagamento.

A exigência foi feita por parlamentares da oposição que criticaram a falta de detalhamento sobre os R$ 55 bilhões que poderão ser abatidos do resultado primário deste ano para acomodar as pedaladas fiscais, artifício usado pelo governo para atrasar repasses de recursos do Tesouro para bancos públicos. A possibilidade foi incluída no substitutivo apresentado pelo relator da proposta que altera a meta fiscal de 2015, deputado Hugo Leal (Pros-RJ).

“Precisamos conhecer o posicionamento do TCU e a contabilidade detalhada do governo destas pedaladas. O ministro prometeu enviar essa contabilidade”, disse a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), presidente da comissão. Levy se reuniu com a comissão para discutir o orçamento de 2015.

Inicialmente, o governo entregaria a documentação na terça, mas postergou o envio para esta quarta.

O ministro Jaques Wagner (Casa Civil) irá pessoalmente ao Congresso, onde se reunirá com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O peemedebista receberá a defesa e a encaminhará imediatamente à comissão. O governo tinha, inicialmente, 45 dias para apresentar os argumentos mas decidiu encaminhá-la antes do fim do prazo para sinalizar que não pretende interferir para postergar a análise das contas na comissão. A estratégia, no entanto, é contestada por alguns parlamentares que a consideram arriscada.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.