Militantes do PMDB, PCdoB, PTB e de setores do PT que integram o comitê suprapartidário escolheram, no fim de semana, um nome para a vice na chapa do governador Roberto Requião: o do deputado estadual Natálio Stica (PT). Stica agradeceu a indicação, mas lembrou que o PT tem candidato a governador, o senador Flávio Arns. Ele disse em discurso, no entanto, que o ideal seria se "os partidos que aqui estão presentes se unissem" para ganhar as eleições já no primeiro turno. "Requião e Lula são homens que comungam dos mesmo ideais", afirmou Stica.
Decartado A aliança com o PMDB no primeiro turno, porém, é hipótese descartada pelo PT do Paraná. O presidente estadual do partido, André Vargas, já declarou diversas vezes que o PT não desistirá da candidatura própria ao governo do estado. Mas ainda tem gente que insiste na aliança."A seleção do povão já está escolhida: é Lula e Requião", disse Doático Santos, presidente do PMDB de Curitiba.
Bondades Na campanha da reeleição, o Palácio Iguaçu espalhou por Curitiba propaganda dos feitos do governador Roberto Requião. Os anúncios, que ocupam pontos de ônibus e outros itens do mobiliário urbano, alardeiam supostas melhorias obtidas no mandato do peemedebista: Na linha: "Boas estradas. O Paraná não tinha. Agora tem." O anúncio informa que o governo recuperou 5 mil quilômetros de estradas nesses três anos e meio de mandato.
Outras bondades Mesmo ferindo a legislação eleitoral, a campanha para as eleições de outubro corre solta em Curitiba. Outdoors disfarçados de informativos, sobre obras e programas federais, já promovem a campanha reeleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Isso sem contar a propaganda subliminar de candidatos ao Legislativo.
Mais bondades Na semana passada, Requião assinou medida que permite aos criadores de frangos, suínos e bovinos usar os créditos do ICMS na compra de rações. A medida torna o produto paranaense mais competitivo, porque iguala os criadores locais aos de outros estados, como São Paulo, que já adota o sistema. Para os próximos dias, o governador promete um decreto que isenta de ICMS o frango produzido no Paraná e vendido a outros estados.
Ração de tucano A decisão foi bem recebida pelos três setores. Especialmente o de frangos, que responde por 25% da produção brasileira. A medida foi sugerida por Alfredo Kaefer, dono do abatedouro Globoaves o sexto exportador do país , e diretor licenciado da Avipar. A medida beneficiária Kaefer de duas maneiras: como empresário e como político. Coordenador regional do PSDB, ele está em campanha por uma cadeira na Câmara Federal.
Alckmin aqui Mal colocado nas pesquisas à Presidencia da República, o tucano Geraldo Alckmin visitará o Paraná nesta semana. Estará em Cascavel, Maringá e Paranavaí. O Paraná é um dos estados onde o candidato do PSDB obtém um dos melhores patamares de intenção de votos, segundo as últimas pesquisas.
Revival O senador Marco Maciel (PFL-PE) voltou ao passado ontem, na abertura do Congresso Internacional de Arbitragem, no Teatro HSBC, em Curitiba. Foi a partir de um evento realizado neste local, em 1992, que o ex-presidente da República elaborou o projeto da Lei de Arbitragem, aprovada em 1996. A Câmara de Mediação e Arbitragem auxilia o Poder Judiciário na resolução de conflitos comerciais.
Confusão bíblica O vereador curitibano Manassés Oliveira (PPS) promete mobilizar a comunidade evangélica, hoje, para a votação do projeto que institui o Dia da Bíblia no segundo domingo de dezembro. A proposta do vereador, evangélico, gerou polêmica na semana passada. Representantes da Igreja Católica argumentam não ter sido chamados para a discussão.
Confusão bíblica 2 O vereador Tico Kuzma, do mesmo partido de Manassés, acredita que o debate sobre o projeto do Dia da Bíblia é feito da maneira errada. "A Câmara Municipal não tem uma comissão de religião. Não deveríamos misturar religião e legislação. O projeto seria votado na quarta-feira passada, mas a bancada governista não compareceu, para derrubar a sessão e evitar a aprovação do projeto em segunda votação.
Confusão bíblica 3 Para o vereador Paulo Salamuni (PV), a polêmica em torno do Dia da Bíblia é resultado da "aflição" de vereadores novos. "Prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém", diz. Ele acredita que o debate tem que ser feito com calma, já que a Bíblia não é propriedade de ninguém. Salamuni defende consulta a lideranças de todas as religiões.
Pinga-fogo
* A bancada federal do PPS não está coesa como a estadual, mantida a rédeas curtas pelo presidente Rubens Bueno.
* No destaque para a votação em separado da emenda que pedia um salário mínimo de R$ 375, o deputado federal paranaense Airton Roveda votou contra, junto com a bancada governista, desobedecendo a orientação do partido.
* O voto fez falta... Por pouco o reajuste maior do mínimo não passou: 177 votos a 164
* A vereadora Julieta Reis (PSB) ficou preocupada com o apoio do seu partido ao presidente Lula, já que joga no outro time.
* Delegada no encontro do partido, na semana passada, tratou de esclarecer: a coligação é só para a campanha majoritária.
* "Na proporcional não haverá coligação", diz a vereadora Julieta Reis.



