Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrevista

Paraná pretende pedir empréstimo da nova linha de crédito do BNDES

Luiz Carlos Hauly, secretário da Fazenda do Paraná

Luiz Carlos Hauly, secretário da Fazenda do Paraná | Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo
Luiz Carlos Hauly, secretário da Fazenda do Paraná (Foto: Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo)

Como o sr. avalia as medidas anunciadas?

O governo federal mostra que está reagindo à crise econômica mundial, buscando intensificar o volume de investimentos públicos em obras. Trata-se, claro, de um ingrediente interessante. Mas não o único para espantar a crise. É importante também aquecer o consumo, principalmente diminuindo os impostos sobre os bens de consumo de massa.

O Paraná vai acessar o novo crédito do BNDES?

Vamos. Mas antes precisamos aguardar a definição de qual será a nossa parte do bolo de R$ 20 bilhões. Ainda não discuti a fundo o assunto com o governador, mas esses recursos serão investidos em projetos escolhidos dentro do Plano Plurianual (PPA) e, assim, poderemos antecipar obras. Esse dinheiro vai se somar ao pacote de empréstimos de R$ 1,7 bilhão que está sendo fechado com o próprio BNDES, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Banco Mundial.

As condições ofertadas pelo governo são vantajosas?

Os juros e o custo do empréstimo são bem razoáveis. São valores menores do que estamos pagando nos empréstimos atuais.

A guerra fiscal entre os estados chegou a ser discutida?

O ministro Guido Mantega [Fazenda] comentou sobre a necessidade de a guerra fiscal acabar. Mas não quis misturar os assuntos [na reunião]. Quando o Supremo Tribunal Federal tomar uma decisão vinculante que acabe com esse mecanismo, os estados serão obrigados a buscar um entendimento.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.