O Paraná tem sete parlamentares entre os 100 mais influentes do Congresso Nacional, segundo levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Com isso, o estado tem o quarto maior número de políticos na lista, atrás apenas de Pernambuco e Rio de Janeiro, ambos com nove parlamentares, Rio Grande do Sul, que tem 11 políticos influentes, e São Paulo, com 17.
A pesquisa "Cabeças do Congresso Nacional 2014" é referente ao período de fevereiro a junho deste ano, excluindo os parlamentares licenciados do mandato. O levantamento é feito periodicamente pelo Diap, órgão que acompanha a conjuntura política e fiscaliza o desempenho de deputados e senadores.
Segundo o estudo, os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo é a capacidade de conduzir debates, negociações, votações e articulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade e facilidade para conceber ideias, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate.
Critérios do levantamento
Para chegar a lista, o Diap adotou critérios quantitativos e qualitativos. Fez entrevistas com deputados, senadores, assessores parlamentares, jornalistas e cientistas políticos e analisou cuidadosamente as atividades políticas, os vínculos com empresas ou organizações econômicas, a formação acadêmica, pronunciamentos, resultado de votações, intervenção nos debates, frequência com que é citado pela imprensa, relatorias de matérias relevantes, entre outros elementos.



