• Carregando...
O presidente do STJ, Félix Fischer, repassa caneta para Néfi Cordeiro assinar a posse como ministro do STJ. Os dois têm origens no Paraná | José Cruz / Agência Brasil
O presidente do STJ, Félix Fischer, repassa caneta para Néfi Cordeiro assinar a posse como ministro do STJ. Os dois têm origens no Paraná| Foto: José Cruz / Agência Brasil
  • Néfi Cordeiro tomou posse como ministro do STJ nesta quinta-feira (3)

O paranaense Néfi Cordeiro tomou posse como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no fim da tarde desta quinta-feira (3). A cerimônia teve a presença de figuras como Renan Calheiros (PMDB), presidente do Senado, e de Ricardo Lewandowski, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), além de representantes do governo do Paraná e do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), onde Cordeiro atuava como desembargador desde 2002. A trajetória do novo ministro foi enaltecida pelos convidados.

No STJ, Cordeiro vai integrar a 6ª Turma e a 3ª Seção, especializados em Direito Penal. Ele ocupa a vaga deixada pela aposentadoria de Castro Meira, em setembro do ano passado. Também presente na posse, o ex-ministro comentou que seria "exemplarmente substituído".

O tribunal superior já conta com outros dois paranaenses em seu quadro de ministros: o presidente do STJ Félix Fischer – no tribunal desde 1996 – e Sérgio Luiz Kukina, que tomou posse em fevereiro do ano passado.

Currículo

Natural de Curitiba, Néfi Cordeiro tem 50 anos e é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba. Também é engenheiro civil formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e tem mestrado em Direito Público pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutorado em Direito das Relações Sociais pela mesma universidade.

O início na carreira pública se deu em 1989, quando Cordeiro foi aprovado em primeiro lugar no concurso do Ministério Público do Paraná. Foi desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) desde 2002. Ele já foi indicado por três vezes para o cargo no STJ – as outras duas foram em 2011 e no início de 2013.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]