Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ministério

Paranaense Thomas Traumann assume Secretaria de Comunicação do Planalto

Nascido em Rolândia e formado na UFPR, Traumann era porta-voz da presidente desde o início de 2012. Ele entra no lugar de Helena Chagas, que pediu demissão

Thomas Traumann, novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, ao lado da presidente Dilma Rouseff durante café da manhã com jornalistas em dezembro de 2013 | Antonio Cruz / Agência Brasil
Thomas Traumann, novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, ao lado da presidente Dilma Rouseff durante café da manhã com jornalistas em dezembro de 2013 (Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil)

O paranaense Thomas Traumann é o novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. O anúncio da nomeação foi feito nesta sexta-feira (31). A posse será na próxima segunda-feira (3). Ele vai substituir Helena Chagas, que pediu demissão nesta quinta-feira.

Traumann, de 46 anos, é porta-voz da presidente Dilma Rousseff (PT) desde o início de 2012. Empossado em momento decisivo, as ações de Traumann serão importantes para a tentativa de reeleição de Dilma, já que ele será responsável por toda a política de comunicação da presidente.

Escolha

Apontado como o responsável pelo retorno de Dilma às redes sociais, é esperado que o jornalista ajude a dar uma guinada no relacionamento da presidente com a imprensa e na sua atuação nas novas mídias. Os perfis de Dilma no Twitter e no Facebook foram reativados no ano passado. Hoje a presidente tem mais de 2,1 milhões de seguidores no Twitter e publica diariamente em sua conta informações institucionais do governo.

A presidente optou por nomear um "operador" de mídia que, na definição de pessoas próximas a Dilma, trata-se de alguém que, de um lado, estreite a relação do Planalto com a chamada grande imprensa e, de outro, contemple mais órgãos regionais de comunicação na divisão do bolo publicitário oficial.

Em 2011, Traumann passou a assessorar o então ministro Antonio Palocci na Casa Civil. Com a saída de Palocci do governo, em junho, tornou-se assessor da ministra Helena Chagas. Aos poucos, ganhou a confiança de Dilma. De assessor, tornou-se em 2012 porta-voz da Presidência, onde ajudou a estruturar o "gabinete digital", ofensiva de Dilma nas redes sociais. Nos bastidores da Secom, Traumann protagonizava uma disputa velada com Helena Chagas nas decisões mais importantes. Ele e a ministra jamais foram próximos.

A pasta tem autonomia para convocar redes obrigatórias e contratar as agências de publicidade em campanhas institucionais do governo. Interlocutores presidenciais relataram que Helena só teve certeza de sua saída nesta quinta após a leitura da coluna Painel, da Folha de S.Paulo, que informou sobre a mudança no comando da secretaria.

Auxiliares da ministra dizem, porém, que foi ela quem pediu demissão e que o desligamento foi precipitado pelo vazamento da informação. Os dois lados procuraram desvincular a troca na pasta da polêmica envolvendo a sigilosa parada de Dilma em Lisboa no sábado passado, quando o governo foi acusado de falta de transparência.

Perfil

Nascido em Rolândia, no interior do estado, e formado na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Jornalismo, Traumann já trabalhou como repórter nos jornais O Estado do Paraná e na Folha de Londrina. Ele também atuou nas revistas Veja e Época e na Folha de S. Paulo, entre outros veículos, antes de ingressar no governo, em 2010.

O paranaense chefiou a área de imprensa da Casa Civil na gestão de Antonio Palocci e depois foi assessor especial da ministra Helena Chagas. No Twitter, Traumann postou uma espécie de "comemoração" à sua indicação como ministro. "Na vitrola mental, Wilson das Neves cantando ‘se me chamar, ô sorte!’", escreveu na rede social, no início desta tarde, logo depois do anúncio de sua posse na Secretaria.

Segundo a nota divulgada nesta sexta, "a presidenta (Dilma Rousseff) agradeceu a dedicação e os relevantes serviços prestados ao País pela jornalista Helena Chagas no comando da pasta, ao longo dos últimos três anos". Ela entregou carta de demissão nesta quinta-feira.

Também na segunda-feira, às 11 horas, no Planalto, tomarão posse os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante, da Saúde, Arthur Chioro, e da Educação, José Henrique Paim. Segundo a Secretaria de Comunicação, Traumann não dará entrevistas antes da posse.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.