Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Religiosos na política

Pastores da Igreja Universal alcançam “trinca” legislativa no PR

Com Oliveira Filho na Câmara dos Deputados, PRB tem representantes nos parlamentos curitibano, paranaense e federal

Oliveira, deputado federal; Praczyk, deputado estadual; Pastor Valdemir, vereador | Fotos: Ivonaldo Alexandre, Antonio More e Daniel Castellano
Oliveira, deputado federal; Praczyk, deputado estadual; Pastor Valdemir, vereador (Foto: Fotos: Ivonaldo Alexandre, Antonio More e Daniel Castellano)

Braço político da Igreja Universal do Reino de Deus, o PRB passou a ter neste mês representantes nos legislativos curitibano, paranaense e federal. O último dos "pastores-parlamentares" da legenda é Oliveira Filho, que assumiu há duas semanas a vaga aberta na Câmara dos Deputados com a posse do novo prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim (DEM). Os outros dois são o vereador Valdemir Soares e o deputado estadual Edson Praczyk. A ascensão do partido no estado ocorre em paralelo ao crescimento em Brasília. Em 2012, o senador do PRB Marcelo Crivella assumiu o Ministério da Pesca.

Oliveira fez 61 mil votos em 2010 e foi o 3.º suplente da coligação do PSDB, PP, DEM, PPS e PRB. A permanência dele no mandato até 2014 está ligada à manutenção de dois secretários do governo Beto Richa – o da Fazenda, Luiz Carlos Hauly (PSDB), e o de Desenvolvimento Urbano, Cézar Silvestri (PPS).

Essa é a 3.ª vez que Oliveira Filho assume mandato na Câmara. Ele foi eleito por ­duas ve­­zes seguidas, em 1998 e 2002, mas ficou de fora em 2006. Nessa derrota, o deputado era presidente estadual do PL (atual PR), partido que estava no centro dos escândalos do mensalão e dos sanguessugas. "Embora não tivesse nada a ver com essas situações, minha candidatura sofreu com os respingos das acusações contra o Bispo Rodrigues e o Valdemar Costa Neto", diz Oliveira, referindo-se aos dois ex-correligionários que foram condenados pelo STF por envolvimento no mensalão.

No recomeço em Brasília, a primeira atitude do deputado foi se desvincular do antigo nome de guerra, Pastor Oliveira, e pedir para ser chamado de Oliveira Filho. "Na política, ficou muito vulgarizada essa questão de ser pastor. Não quero prevalecer pelo aspecto religioso; sou um deputado do Paraná", explica. O desenvolvimento da pesca no estado será sua principal bandeira. A ideia é aproveitar os vínculos com Crivella – outro político que fez carreira como pastor da Universal.

Oliveira também será presidente estadual do PRB para preparar o partido para a eleição de 2014. Segundo ele, a busca por novas lideranças já começou e não está restrita a nomes ligados à Universal. "No partido não se discute religião, se discute política."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.