Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Troca

Paulo Schmidt assume Secretaria de Educação nesta quinta

Ele já foi secretário municipal de Educação na gestão de Cássio Taniguchi, presidente da Urbs e secretário de Recursos Humanos na gestão de Beto Richa. Atualmente, era assessor especial da pasta

Paulo Schmidt, anunciado como novo secretário de Educação do Paraná, recebe uma comitiva japonesa em junho de 2012 | Arnaldo Alves / Agência de Notícias do Paraná / Divulgação
Paulo Schmidt, anunciado como novo secretário de Educação do Paraná, recebe uma comitiva japonesa em junho de 2012 (Foto: Arnaldo Alves / Agência de Notícias do Paraná / Divulgação)

Com a saída de Flávio Arns (PSDB), a Secretaria estadual de Educação será assumida por Paulo Schmidt, assessor especial da pasta desde 2011. A troca acontece nesta quinta-feira (3), dois dias antes do fim do prazo para aqueles que querem disputar as eleições deste ano se desincompatibilizarem das funções do Executivo. A escolha por Schmidt reafirma a tendência de substituir os secretarios por "braços direitos".

"Estou integrado ao governo desde o início, com trabalho muito próximo ao do vice-governador [Flávio Arns]", comenta Schmidt, que diz que vai dar continuidade ao trabalho de Arns. "O Flávio já cumpriu grande parte das metas. Agora temos coisas para concluir e projetos para avançar".

Veja quem entra e quem sai das secretarias

Schmidt já foi secretário de Educação de Curitiba durante os dois mandatos de Cássio Taniguchi, entre 1997 e 2003. Na gestão de Beto Richa (PSDB) na Prefeitura da capital, ele atuou como presidente da Urbs (até 2008) e como secretário de Recursos Humanos (até 2011). O novo secretário é engenheiro mecânico formado pela UFPR e funcionário do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Arns sai da secretaria para concorrer a alguma vaga na Câmara dos Deputados ou na Assembleia Legislativa. Ele é um dos oito secretários que deixam a função, conforme anunciou o governador Beto Richa (PSDB) esta semana.

Outras trocas

Ratinho Jr. (PSC), secretário do Desenvolvimento Urbano, vai reassumir o mandato de deputado federal e deve concorrer à Assembleia Legislativa em outubro. Ele foi substituído pelo diretor-geral da pasta, João Carlos Ortega, que era chefe de gabinete dele na Câmara e coordenador estadual financeiro do PSC.

Ricardo Barros (PP) deixa a Secretaria da Indústria e Comércio para retornar ao mandato parlamentar na Câmara federal. No seu lugar, assume o atual diretor-geral da pasta, Horácio Monteschio, que é presidente do PP de Curitiba.

Luiz Claudio Romanelli (PMDB), que retomou o mandato de deputado estadual para tentar a reeleição, foi substituído na Secretaria do Trabalho pelo diretor-geral da pasta, Amin Hannouche. O novo secretário já foi vereador e prefeito de Cornélio Procópio, uma das principais cidades da base eleitoral de Romanelli.

Na pasta do Meio Ambiente, o deputado estadual Luiz Eduardo Cheida (PMDB), que também vai buscar a reeleição, deixará o posto de secretário para Antonio Caetano de Paula Jr., atual diretor-geral da secretaria e ex-chefe de gabinete dele na Assembleia.

Evandro Rogério Roman (PSD), que deve disputar a primeira eleição na tentativa de chegar à Câmara Federal, sai da Secretaria de Esporte e Turismo e deixa o atual diretor-geral da pasta, Diego Gurgacz, no cargo. Antes de assumir o cargo no governo estadual, Roman era professor da Faculdade Assis Gurgacz, em Cascavel.

Por sua vez, Reinhold Stephanes (PSD) vai reassumir o mandato de deputado federal em busca da reeleição. A Casa Civil, que era comandada por ele, será incorporada à pasta de Governo, cujo secretário é Cezar Silvestri e continua no governo.

Edson Casagrande (PSB)vai deixar a pasta de Assuntos Estratégicos, mas ainda não há definição sobre quem ficará em seu lugar.

Mais seis pessoas vão deixar o governo para disputar o pleito de outubro: Guto Silva (subchefe da Casa Civil); Márcio Fernandes Nunes (diretor-presidente do Instituto Águas do Paraná); Paulo Rosenmann (diretor-administrativo da Ambiental Paraná Florestas); Omar Sabbag Filho (diretor-superintendente do Lactec); Rui Hara (coordenador-geral da Comec); e José Antonio Camargo (diretor-presidente da Comec). Ainda não há substitutos para essas vagas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.