Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Trabalho

PDT se contradiz sobre uso de avião

O surgimento de uma terceira versão, ontem, sobre quem pagou pelo avião que levou o ministro Carlos Lupi durante uma viagem ao Maranhão em 2009 pode ter fragilizado ainda mais a posição do pedetista. Acusado de ter viajado no avião pago por uma ONG beneficiária de convênios com o Mi­­nistério do Trabalho, Lupi, segundo aliados, pode na verdade ter pegado carona num voo de uma empresa.

Ex-assessor do Ministério do Trabalho, o deputado federal Weverton Rocha (PDT-MA) disse que seu partido "arrumou" um avião cedido por uma empresa do município de Imperatriz (MA) para deslocamento de Lupi durante a viagem. "A logística montada no Maranhão foi de responsabilidade de políticos regionais", disse.

De acordo com a revista Veja, Lupi fez uma viagem oficial no Maranhão em dezembro de 2009 a bordo de um avião pago pelo empresário Adair Meira, que controla duas ONGs. As organizações mantêm convênios com o ministério no valor de R$ 10,4 milhões.

A revista diz que o voo custou R$ 70 mil, o que o deputado nega. O Ministério do Trabalho divulgou nota atribuindo ao PDT a responsabilidade pelo avião usado na viagem. Disse ainda que Lupi cumpriu "agendas oficiais e partidárias".

"O partido arrumou [o avião] com os aliados locais. Eles [empresa] cederam o avião, isso não é favor, é gesto político de aliado", afirmou Rocha. Ele diz que espera conseguir o plano de voo da viagem até amanhã.

Situação delicada

Em meio à crise política, o ministro convocou o Diretório Nacional do PDT para uma reunião no sábado. Segundo um integrante da cúpula do PT, a influência de Lupi sobre o partido é um de seus poucos trunfos.

O presidente da sigla, André Figueiredo, disse que o ministro quer dar explicações e compartilhar com as direções locais do partido o "desgaste". Na avaliação de petistas, porém, a situação de Lupi é tão delicada que ele não deverá sobreviver à reforma ministerial do começo do ano, caso resista até lá.

Figueiredo disse ontem que vai cobrar do diretório do partido no Maranhão a prestação de contas de 2009 para comprovar o pagamento do jatinho. "Se ele [Lupi] afirmou que foi pago pelo Maranhão, deve estar na contabilidade do estado. Vou cobrar na volta do feriado", disse.

Interatividade

O ministro Carlos Lupi deveria ser afastado do governo? Por quê?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.