Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Pedido de CPI das invasões de terrenos espera na fila

A instalação de uma Comissão Especial de Inquérito para investigar as invasões de terrenos urbanos em Curitiba depende do encerramento de outras três comissões já protocoladas na Câmara Municipal. A proposta de investigação das ocupações foi protocolada na última quarta-feira, com o apoio unânime dos parlamentares. Mas o regimento interno da Câmara de Curitiba prevê que sejam instaladas no máximo três comissões do gênero por vez. E é necessário obedecer a ordem em que foram protocoladas.

Desde 2005, estão esperando na fila as comissões de investigação do programa Fome Zero em Curitiba; do sistema de fornecimento de água, pela Sanepar; e da instalação de radares. O pedido de investigação das invasões é o quarto da fila de espera. O vereador que apresentou o requerimento, Tico Kuzma (PPS), vai se reunir com os líderes dos partidos na segunda-feira para ver se consegue retirar algum dos pedidos de comissões.

Ele diz que os vereadores receberam muita reclamação de moradores ao redor dos terrenos invadidos neste mês. Eles dizem que há grupos incentivando as ocupações. "A comissão pode conferir quem são essas pessoas que promovem as invasões ouvindo os ocupantes e os vizinhos das áreas", diz Kuzma. "É uma situação que se repete, como na década de 90, quando a Câmara também instalou uma CPI para averiguar a situação das invasões", diz o vereador Jair Cézar (PTB).

Kuzma ainda questiona o porquê de nem todas as decisões de reintegrações de posse serem cumpridas pela Secretaria de Segurança.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.