Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pesquisa

Pelo menos 70 parlamentares são donos de emissoras mesmo com proibição da lei

Pelo menos 70 parlamentares são donos ou controladores de emissoras de rádio e televisão, segundo dois levantamentos feitos por dois institutos de pesquisa sobre comunicação no país, o Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política (Nemp) da Universidade de Brasília (UnB) e o Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação (Epcom).

São pelo menos 51 deputados e 27 senadores de acordo com os dados, o que é proibido pela Constituição brasileira. O artigo 24 não permite que políticos sejam donos ou participem da direção de rádios e TVs, que são concessões públicas, sob pena de perderem seus mandatos.

O levantamento realizado pelo Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política trabalha com informações dos anos de 2003 e 2004 e aponta pelo menos 51 deputados como donos ou sócios de emissoras - entre comunitárias, FMs, comerciais. No período analisado, ao menos 15 deputados eram sócios ou diretores de emissoras comerciais.

Outro levantamento feito pelo Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação (Epcom), em 2004, revelou que 27 dos 81 senadores estão ligados a veículos de comunicação diretamente ou por meio de parentes, o que representa 33% dos integrantes do Senado Federal. Para o pesquisador do Nemp/UnB Venício de Lima, o controle de emissoras de rádio e televisão por parlamentares provoca interferências graves na formulação de políticas públicas para o setor.

- Do ponto de vista da formulação de políticas da área, existe uma situação completamente inadequada, inapropriada porque os parlamentares que têm interesse direto na radiodifusão, como concessionários, vão em geral para a comissão que trata desses assuntos - diz o professor, que coordenou o estudo sobre a relação dos deputados com os veículos de radiodifusão.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.