Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Administração

Pessuti deixa aberta a chance de ser candidato

O vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti, deixou aberta a possibilidade de disputar algum cargo nas eleições deste ano, ao anunciar que vai deixar a Secretaria de Agricultura na próxima sexta-feira, dentro do prazo de desincompatibilização. O anúncio foi feito durante a reunião semanal da equipe de governo.

Pessuti ainda não vai assumir a vaga de conselheiro no Tribunal de Contas (TC), já que ainda não há data definida para tomar posse no novo cargo. O que é certo no momento é que continuará respondendo como vice-governador. Ele e mais 17 secretários e diretores de secretarias saem das pastas até sexta-feira, último dia do prazo definido pela legislação eleitoral para não se tornarem inelegíveis neste ano.

Pessuti foi o único secretário a despedir-se oficialmente durante a reunião semanal da equipe de Roberto Requião. Os demais pré-candidatos nas eleições de outubro e o governador não aproveitaram a reunião para oficializar a saída do governo. No caso de Pessuti, o afastamento apenas da secretaria na data prevista para a desincompatibilização de pré-candidatos aumenta a dúvida sobre se ele realmente assumirá a vaga de conselheiro no TC, ou continuará no governo e disputará a reeleição. "Continuo na condição de vice-governador. Só posso dizer quando vou para o TC quando o Requião oficializar a minha nomeação. São o governador Requião e o Heinz (Herwig, presidente do TC) que vão definir quando assumo". Quanto a uma possível candidatura neste ano, Pessuti não confirma e nem desmente. "Saio porque eu ia sair. Já tinha definido que dia 31 terminaria o meu período. Mas na vida da gente não se sabe o que pode acontecer na frente", respondeu, perguntado se seria candidato.

No lugar de Pessuti, assume a Secretaria de Agricultura o diretor-geral da pasta, Newton Pohl Ribas. Pessuti fará uma prestação de contas de seu período como secretário na sexta-feira, no restaurante Madalosso, em um evento que juntará produtores, mães e crianças que participam do programa Leite das Crianças, para comemorar e distribuição de 100 milhões de litros desde o início do governo. Será um evento somente de Pessuti, com a presença do governador. "O governador não determinou nenhuma cerimônia conjunta. Acredito que cada um ao passar o cargo para o substituto fará a despedida", disse.

Os pré-candidatos que estão deixando o governo nesta semana também preparam eventos de despedida com suas equipes. É o caso do diretor de Sistemas de Saúde, Gilberto Martin, que fará um jantar em Santa Felicidade, na quinta-feira, em despedida da secretaria da Saúde.

Como no caso da secretaria da Agricultura, a maior parte dos novos titulares respondia como diretor-geral da pasta. O único novo secretário que vem de fora do governo é Rafael Iatauro, recém-aposentado como conselheiro do TC que assumirá a vaga de Caíto Quintana na Casa Civil.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.