• Carregando...

A Polícia Federal cumpriu nesta quarta-feira (5) mandados de busca e apreensão em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. As buscas estão relacionadas às investigações da corregedoria da PF que apuram vazamento de informações na Operação Satiagraha.

A PF não divulgou os locais onde foram cumpridos os mandados, nem quantos eram. O inquérito da corregedoria, segundo a polícia, está sob segredo de Justiça.

Investigação

Na operação, deflagrada no dia 8 de julho, 17 pessoas chegaram a ser presas. Entre elas, o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, o empresário Naji Nahas e o banqueiro Daniel Dantas. A operação investigou crimes financeiros e tinha o objetivo de combater um suposto esquema de desvio de verbas públicas, corrupção e lavagem de dinheiro.

Dantas e mais nove pessoas ligadas ao banco Opportunity foram indiciadas por gestão fraudulenta e formação de quadrilha. Dantas também responde a um processo relacionado a um desdobramento da operação. Junto com outras duas pessoas, ele é acusado de tentar subornar um delegado para que seu nome fosse excluído das investigações.

Após concluir o inquérito sobre formação de quadrilha, o delegado Protógenes Queiroz deixou o comando das investigações. A polícia diz que o delegado se afastou das investigações para participar de um curso. Por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, trechos da gravação da reunião em que foi decidida a saída do delegado chegaram a ser divulgados.

A operação também gerou discussão após a divulgação de informações de que funcionários da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) teriam participado das investigações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]