Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Escândalos

PF desbarata fraude supostamente armada por deputados de Rondônia

A Polícia Federal de Rondônia desbaratou nesta quarta-feira um esquema de empréstimos fraudulentos supostamente praticados por 11 deputados estaduais de Rondônia que resultaram em um rombo de R$ 4.695.395,14 nos cofres públicos do estado. Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça, sendo sete em Porto Velho, a capital do estado. Na busca foram apreendidos documentos, cheques e computadores.

De acordo com as investigações, a Polícia Federal revelou fortes indícios de que os parlamentares utilizaram contratos de empréstimos celebrados junto a quatro bancos no estado e supostos servidores comissionados da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, sob a forma de consignação em folha de pagamento, para desviar recursos dos cofres públicos.

O esquema contava também com a participação de funcionários públicos do quadro da Assembléia Legislativa de Rondônia, utilizava funcionários fantasmas e tinha a ajuda de alguns empresários que detinham créditos com os parlamentares originários de despesas das últimas eleições estaduais. A Polícia Federal não informou os nomes dos envolvidos na fraude.

O esquema funcionava da seguinte forma: os parlamentares que participavam do esquema fraudulento celebravam convênios com instituições financeiras. Neles ficava permitido o desconto diretamente na folha de pagamento para quitar parcelas de empréstimos tomados em nome dos laranjas que figuravam como supostos servidores comissionados.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.