O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai criar mesmo a Secretaria de Portos, que terá status de ministério. Em reunião que terminou no início da tarde no Palácio do Planalto, da qual participaram o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e Pedro Brito, futuro titular da pasta, Lula informou a Nascimento que, apesar da oposição do PR, partido do ministro, irá criar a secretaria. Segundo ele, será uma forma de acomodar o PSB, que perdeu poder na reforma ministerial ao ceder para o PMDB o Ministério da Integração Nacional, justamente ocupado por Brito.
O PR tem feito declarações públicas contra o desmembramento da pasta. O partido argumenta que o Ministério dos Transportes perderá poder, além de uma boa fatia de investimentos, uma vez que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê a injeção de recursos no setor. O líder do PR na Câmara, Luciano Castro (RR), chegou a dizer que, se houvesse o desmembramento, o PR não ficaria com o Ministério dos Transportes.
Nesta terça, dirigentes do Partido Republicano Brasileiro (PRB), anunciaram, depois de reunião com Lula, a criação da Secretaria de Ações de Longo Prazo, que terá como titular o filósofo Mangabeira Unger , vice-presidente do partido. Com a Secretaria Nacional de Portos, chega a 37 o número de ministérios do governo federal.



