• Carregando...

O Palácio do Planalto reagiu nesta sexta-feira à movimentação de deputados da base aliada de encaminhar sugestões de Propostas de Emenda Constitucional (PECs) que possibilitem um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O governo negou de forma enfática qualquer possibilidade do governo trabalhar por um novo mandato para Lula. Nesta sexta, o deputado Carlos William (PTC-MG) confirmou que em meados de novembro vai tentar recolher 171 assinaturas necessárias para a tramitação de uma PEC que possibilite o terceiro mandato. O deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), um dos mais próximos aliados de Lula, também quer apresentar proposta neste sentido.

Um ministro palaciano chegou a registrar nesta sexta que o presidente Lula não foi consultado sobre o assunto e desaprova a iniciativa. O tema foi tratado como um "grande absurdo" dentro do Planalto. A avaliação é de que o debate sobre um novo mandato para o presidente Lula seria um casuísmo e só prejudicaria o clima no Congresso Nacional para aprovar a prorrogação da CPMF, hoje, o principal desafio do governo. Um assessor palaciano ressaltou que nenhum parlamentar tem aval do Planalto para propor uma emenda com essas características e chegou a lembrar uma entrevista recente do presidente Lula que afirmou um terceiro mandato seria brincar com a democracia.

No governo, as propostas foram classificadas de "folclóricas". O deputado Carlos Willian disse que está elaborando um texto que possibilita uma nova reeleição para todos os detentores de mandatos em cargos executivos. Se aprovada, a PEC beneficiará atuais prefeitos e governadores, além do presidente Lula. Segundo Willian, a possibilidade de um novo mandato só seria oferecido para os atuais mandatos. Sua proposta inclui o fim da reeleição para os próximos mandatos. Ele também defende um mandato de cinco anos.

- Não vou ter dificuldade para conseguir as 171 assinaturas necessárias para a PEC. Hoje há um sentimento favorável na Casa de um terceiro mandato para o presidente Lula. A única coisa que estou fazendo é o de possibilitar uma nova reeleição para Lula. Não vejo que isso seja motivo para constrangimento - aposta Willian.

Ele não é o único a defender um terceiro mandato para Lula. Desde o ano passado, o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP) tem na gaveta um projeto que abriria espaço para mais um mandato ao amigo Lula. Ele diz que só não apresentou o projeto porque, admite, não há clima no Congresso para a sua proposta. Devanir e Lula foram da mesma diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, nos anos 70. O projeto de Devanir possibilita que o Executivo tenha a iniciativa de propor plebiscito, o que hoje é uma exclusividade do Legislativo. Com isso, observa Devanir, Lula teria a possibilidade de encaminhar um plebiscito propondo uma nova reeleição.

- O tema tem receptividade na sociedade. Há uma parcela importante que pensa num terceiro mandato para o presidente Lula. Agora, o que o Planalto pensa não é problema meu - disse Devanir.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]