Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise

Planalto luta para virar o jogo na CPI dos Bingos

Brasília (AE) – Depois de passar um período alheio ao trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos, o governo montou uma estratégia para tentar mudar os rumos da comissão. A base governista decidiu alterar até mesmo a composição da CPI para acompanhar, mais atentamente, as iniciativas da comissão, definida por aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de "CPI contra o PT".

Dominada por oposicionistas, a CPI irritou integrantes da administração federal ao tomar, há 15 dias, o depoimento do chefe do Gabinete Pessoal da Presidência da República, Gilberto Carvalho. O assessor de Lula foi ouvido para falar de um assunto tabu no partido, a morte do ex-prefeito de Santo André, no Grande ABC (SP), Celso Daniel.

De lá para cá, o Poder Executivo deu início a uma operação para evitar mais dores de cabeça. Não sem tempo. Integrantes da CPI defendem ações com potencial de agravar ainda mais a crise, como uma acareação entre Carvalho e os irmãos de Daniel (à comissão o médico oftalmologista João Francisco Daniel disse que o chefe do Gabinete Pessoal revelou que recursos arrecadados por pessoas ligadas a Celso Daniel de empresas na cidade eram entregues à legenda; Carvalho nega a informação).

Por decisão da liderança do PT, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) foi escolhido para ocupar uma das vagas de titular da comissão parlamentar no lugar do senador Sibá Machado (PT-AC), que tinha dificuldades para acompanhar mais de perto os trabalhos da CPI dos Bingos por causa da participação em outras duas comissões, a do Mensalão e a dos Correios. Outra mudança foi a escolha da senadora Ideli Salvatti (PT-SC) para a vaga de suplente.

Ideli tem freqüentado reuniões da CPI dos Bingos desde o depoimento de Carvalho à comissão. Na semana passada, foi indicada, oficialmente, para a vaga de suplente da CPI. "Estamos tentando mudar a correlação de forças na CPI porque chegamos à conclusão de que a comissão se transformou numa arma política contra o PT", afirmou a senadora.

"O caso Santo André não tem conexão com o esquema dos bingos", disse Ideli. Para ela, a inclusão do caso entre os fatos a serem investigados é um exemplo clássico de que a oposição quer mesmo atingir a sigla e a gestão Lula.

O relator da CPI dos Bingos, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), defendeu as investigações da comissão. "Tudo aquilo que vem sendo feito tem uma justificativa. Qualquer CPI tem de fazer concessões e desviar um pouco o roteiro natural das investigações para chegar ao seu objetivo. Nós sabemos que o objetivo é apurar as irregularidades ligadas às casas de jogos, mas nós sabemos também que há conexões entre a máfia do lixo, dos transportes e dos bingos", disse Alves. Segundo ele, a convocação de Carvalho para falar do caso Santo André foi defendida pelo comando da CPI porque há indícios de que haja esquemas ilegais comandados por empresas de transportes, dos bingos e do lixo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.