Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Apoios

Planalto quer decifrar lógica dos movimentos de Eduardo Campos

Depois do racha com o PSB em Belo Horizonte, Recife e Fortaleza, o Palácio do Planalto quer decifrar lógica dos movimentos de Campos, que tem participado de mais de uma campanha ao lado do tucano Aécio Neves, potencial adversário de Dilma em 2014

Depois do racha com o PSB em Belo Horizonte, Recife e Fortaleza, o Palácio do Planalto trabalha para decifrar a lógica dos movimentos de Eduardo Campos, que tem participado de mais de uma campanha ao lado do tucano Aécio Neves, potencial adversário de Dilma Rousseff em 2014. A cartada de Eduardo Campos em São Luís foi interpretada como uma tentativa de aliciar setores do PCdoB e ampliar a base de apoio do governador para uma eventual disputa presidencial em 2014.

Apesar de a afinidade do governo e do PT com a direção nacional do PCdoB garantir a continuidade da aliança histórica entre os dois partidos, o Planalto decidiu ressaltar essa parceria, com a presença de Dilma em Manaus, onde Vanessa Grazziotin está em desvantagem nas pesquisas.

O PDT é outro partido que está sendo cortejado pelo governo federal, que teme perder o aliado trabalhista para o PSB de Eduardo Campos ou mesmo para o PSDB. Principalmente nos locais onde a ala pedetista não é comandada pelo presidente da legenda, Carlos Lupi, a presidente tem feito gestos de amizade.

Exemplo disso foi a eleição em Porto Alegre, domicílio eleitoral de Dilma. Apesar de ter um candidato do PT na disputa, a presidente manteve-se neutra e evitou comentar seu voto. A postura de Dilma conquistou elogios do prefeito reeleito, José Fortunati (PDT), e angariou a simpatia do comando gaúcho do partido.

Curitiba

Em Curitiba, mesmo não participando diretamente, a presidente Dilma deu o aval para que a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, articulasse a candidatura de Gustavo Fruet (PDT), que tem como vice um petista. Contrariando o PT local, que insistia em candidato próprio, Gleisi emplacou Fruet, que lidera as pesquisas de intenção de votos, e sedimentou a aliança com o PDT no Paraná.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.