Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notas Políticas

Polêmica

 |
Algaci Tulio, líder da oposição. Sem informações sobre o ICI. |

1 de 1

Algaci Tulio, líder da oposição. Sem informações sobre o ICI.

O governo Beto Richa deve enviar para a Assembleia paranaense até o fim do ano um projeto que repassa para Organizações Sociais (OS) a gestão dos hospitais públicos do estado. Apesar de a Casa Civil negar que exista tal proposta, deputados da base aliada já discutem a medida. A alegação do governo é de que os hospitais precisam funcionar, mas enfrentam falta de pessoal. O Palácio das Araucárias entende que para solucionar o problema necessitaria de muito tempo para fazer concurso público para preencher as vagas nas unidades. A saída encontrada é repassar a administração dos funcionários dos hospitais para entidades, que no entender do governo, não precisariam fazer concurso. A proposta polêmica surge no momento que ONGs que prestam serviços para o poder público em várias partes do país estão envolvidas em escândalos de desvio de recursos públicos.

Ficou para sexta

A votação do projeto que cria a Secretaria de Transportes (Setran) na Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) da Câmara de Curitiba deve ficar para a próxima sexta-feira. O vereador Algaci Túlio (PMDB, foto) apresentou um pedido de vista ao processo, o que força o adiamento da sessão por três dias. Para o vereador, o projeto é incompleto, já que não esclarece as atribuições da secretaria e não apresenta dados suficientes para embasar sua criação.

Para pensar...

"O mundo está cheio de conhecimento e riqueza. Mas está cheio de injustiça, de desigualdade e falta de identidade. No mundo há primaveras que parecem inverno. Há mulheres esquecidas de seus direitos, negros pisoteados e abandonados, muitas dores escondidas. Após mesmo tempo nunca tivemos tão conhecimento nem tantas ferramentas e riquezas."

José Mujica, presidente do Uruguai, em discurso após receber a medalha Ordem do Ponche Verde no Grau Grã Cruz, mais alta comenda do governo gaúcho.

Sem quórum

A bancada de apoio ao prefeito na Câmara de Curitiba derrubou o quórum da sessão para evitar que um pedido de informações sobre a organização social Instituto Curitiba Informática (ICI) fosse votado mais uma vez pelo plenário. O pedido, apresentado pela bancada de oposição, já havia sido vetado anteriormente pela bancada governista. Os opositores pedem para que a prefeitura explique como funcionam os contratos do instituto com a administração municipal, mas a situação alega que as perguntas formuladas pelo bloco são de responsabilidade da entidade, e não da prefeitura. Segundo o orçamento de 2012, a prefeitura deve repassar R$ 124 milhões ao ICI.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.