A polícia identificou e está à procura do suspeito de ter matado o músico francês Sebastien Emmanueli Gressez. Sebastião Gama de Paula, de 29 anos, conhecido como Tindoco, teria disparado o tiro. Ele é, acreditam os policiais, um dos homens que renderam o francês no km 192 da Rodovia Presidente Dutra, na pista sentido São Paulo, no fim da tarde de segunda-feira. Um homem que seria comparsa de Tindoco foi preso em Japeri nesta terça. A prisão foi possível a partir de informações do Disque-Denúncia. Segundo policiais, o suspeito detido teria agido em outros crimes com Tindoco. Ele foi levado à Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat) para ser identificado e possivelmente reconhecido pelas vítimas do assalto.
O governador do Rio, Sérgio Cabral, prometeu que a prisão de Tindoco acontecerá também nesta terça.
- A polícia está em cima. Pela informação que o secretário (de Segurança Pública, José Mariano Beltrame) me deu, em poucas horas podemos prender os assassinos. Isso é o mais importante: prender esses vagabundos nesse momento. Dar solidariedade à família e, claro, aumentar o policiamento - afirmou.
O governador mostrou indignação com o episódio
- O francês estava tocando música com seus amigos, viajando pelo Brasil, levando alegria, levando mensagem de paz, de cultura, e dois débeis mentais, dois criminosos sem coração, fazem isso. Que motivação é essa? Será que é apenas a desigualdade social, a falta de oportunidade? Tudo isso pesa e muito, mas o que faz esta violência toda, essa barbaridade? Todos nós temos que refletir sobre isso - disse.
O crime na Dutra
Gressez foi morto ao reagir a um assalto na Via Dutra, em Japeri, na Baixada Fluminense. O francês, de 28 anos, viajava do Rio para São Paulo com outros 14 estrangeiros, quando um dos pneus do ônibus da banda Southside Crew furou. Segundo a polícia, dois bandidos que estavam numa motocicleta pararam e anunciaram o assalto. Sebastien, que estava num jipe, acompanhando o ônibus, teria reagido e foi baleado no tórax. A mulher do francês, identificada como Cleir, e o filho do casal, que acompanhavam a banda, presenciaram o crime. Os ladrões fugiram sem nada levar.



