Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
investigações

Policiais federais defendem “PEC do FBI”

Excetuando-se os delegados da PF, categoria pleiteia projeto que cria carreira única na instituição

Contrários ao pleito dos delegados federais, outros policiais federais também estão em campanha pela aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC): a n.º 361/2013, chamada de “PEC do FBI”.

Segundo o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Antônio Boudens, o projeto quer criar uma carreira única na instituição, com critérios únicos para ingresso e promoção. A entidade critica o poder que os delegados têm, e por serem indicados a chefias por critérios “subjetivos”.

O consultor de segurança George Felipe de Lima Dantas, que fez doutorado nos Estados Unidos, diz que o FBI e a Polícia Federal tem muito mais semelhanças do que diferenças, e que não faz muito sentido replicar o modelo norte-americano no Brasil. “O FBI, entre outras competências, assessora as polícias locais em algumas investigações. O FBI é uma agência, um birô de investigação. Não tem nem a letra “p” de polícia em seu nome”, explica.

Segundo ele, os estados norte-americanos têm legislação penal própria e, no Brasil, o Código Penal é nacional. Outra diferença é que, segundo ele, os Estados Unidos têm cerca de 15,4 mil instituições policiais, considerando todos os estados e as especializadas, como a da guarda costeira, de parques, dos correios.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.