Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fraude

Político é preso em Itaperuçu acusado de "criar" vaga de vereador

Esquema foi montado para publicar em um jornal de circulação local um falso aumento no número de vereadores do município

Parlamentar foi detido em casa e documentos foram apreendidos | Divulgação/Polícia Federal
Parlamentar foi detido em casa e documentos foram apreendidos (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

O vereador José Augusto Liberato (SD), de Itaperuçu, na região metropolitana de Curitiba, foi preso na tarde de quinta-feira (16), pela Polícia Federal (PF), acusado de assumir indevidamente uma vaga de vereador no município. Ele teria alterado o Diário Oficial publicado em um jornal de circulação local para "criar" duas vagas no Legislativo. Com isso, conseguiu assumir uma das "novas" cadeiras da Câmara, já que era o primeiro suplente. A outra vaga recém criada foi ocupada pelo atual vereador José de Freitas (PRB), que, segundo a investigação da PF, não mantém qualquer ligação com a fraude.

Segundo a PF, o esquema supostamente armado pelo vereador suspeito foi feito em junho de 2012, quando um falso decreto publicado no jornal alterou um dos artigos da Lei Orgânica do Município, ampliando o número de vereadores, com base na população da cidade.

Mesmo falso, o documento levou Câmara de Vereadores, Ministério Público e Justiça Eleitoral a autorizarem o aumento no número de parlamentares.

A suspeita de fraude surgiu de dentro do próprio legislativo municipal, segundo a PF. Uma das assinaturas necessárias para o crivo do documento estaria faltando.

A prisão de Liberato ocorreu na residência dele, em Itaperuçu, onde foram apreendidos documentos para análise. Tanto o parlamentar quanto os documentos foram encaminhados à Superintendência da PF em Curitiba.

A Câmara de Vereadores de Itaperuçu informa que aguarda ser notificada pela Justiça Eleitoral sobre a possível cassação do diploma dos políticos que assumiram as últimas vagas por meio da fraude. A reportagem não conseguiu localizar a defesa de Liberato até as 16 horas desta sexta-feira (17).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.