Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Humor

Políticos paranaenses têm sósias no Twitter

Anônimos usam a ferramenta na internet para fazer paródias de pessoas públicas

 |

A sátira com personalidades políticas, comum em programas humorísticos da televisão e do rádio, chega ao Twitter. Com uma diferença. Em vez de comediantes profissionais, são pessoas comuns, anônimas, que passam a construir personalidades parodiadas de políticos. Da política nativa, a Gazeta do Povo conseguiu identificar pelo menos seis personagens, entre eles "Broxa Loures", sátira do deputado federal Rodrigo da Rocha Loures (PMDB) e "Geise Hoffmann", imitação da presidente estadual do PT, Gleisi Hoffmann. Ambos veem seus personagens com humor. Mas o tom usado pelos "twitteiros", por vezes, excessivamente ácido, não agrada a todos os políticos parodiados.

O Twitter é uma rede social de microblogs na internet, que permite os usuários interagirem e publicarem mensagens em até 140 caracteres. Os políticos brasileiros começaram a despertar seu interesse pela ferramenta no início deste ano, depois que o presidente norte-americano, Barack Obama, fez uma campanha bem- sucedida usando o sistema.

No espaço que o Twitter reserva para a imagem do usuário, "Broxa Loures" colocou um pincel (que tem como sinônimo: "brocha". Rocha Loures fala de seu "sósia virtual" com bom humor. "‘É uma iniciativa bem- humorada. Isso faz parte de uma das dimensões da vida pú­­­blica e não me incomoda nem um pouco."

Joy Stika, o sósia do vereador curitibano Jonny Stica (PT), tem como imagem em seu perfil um controle (joystick), que era usado no antigo videogame Atari. Stica afirma não ver problemas com isso. "A minha paródia é tranquila, engraçada. Mas pode acontecer de alguém fazer uma paródia que falte com respeito", afirma o vereador.

Da mesma forma, Gleisi Hof­­fmann considera a rede um am­­biente extremamente democrático e livre. Ela tem como sósia no Twitter "Geise Hoffmann", cuja imagem é uma montagem composta com uma foto de Gleisi e o rosto da estudante Geyse Arruda, hostilizada por colegas na Uniban por usar uma minissaia. Gleisi, porém, lembra que a internet também é usada, às vezes, para atacar a honra das pessoas. "Quando as pessoas passam do limite, há meios de recorrer à Justiça, para coibir os excessos."

Crítica

"Por que não me segues amado e grandioso guru?", é a mensagem mais recente, publicada em 8 de dezembro, por "Reitor Moleira", sósia do o ex-reitor da Uni­­­versidade Federal do Paraná e chefe de gabinete do governador Roberto Requião, Carlos Augusto Moreira. A mensagem do sósia de Moreira foi "endereçada" ao Twitter do governador (@requiaopmdb), que ingressou nessa rede social a menos de um mês. Para Moreira, quem está o parodiando no Twitter (Reitor Mo­­leira) é alguém preocupado com sua atuação, já que ele deve sair candidato a deputado estadual. "Isso é coisa de alguém que quer me incomodar, devia estar gastando seu tempo com outras coisas", diz.

Outro pré-candidato a deputado estadual que tem uma imitação no Twitter é o secretário estadual do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues. O sósia de Rasca chama-se "Lasca Ro­­­dri­­­gues". "Não se tem muito o que fazer nesse caso, mas deve ser alguém que me ama muito", afirma o secretário. "O objetivo de quem está fazendo isso é tentar confundir a sociedade". Rasca diz, porém, não condenar a paródia. "Mas essa pessoa poderia se ocupar com coisas mais interessantes."

O chefe de Gabinete do prefeito Beto Richa (PSDB), Deonilson Roldo, também tem seu sósia: "Deolindon Rodo". Deonilson não quis comentar a atuação de seus sósia, lembrou porém, que tomou a precaução de fazer seu registro no Twitter justamenta para "marcar território" e ninguém usar seu nome de modo irregular.

O professor do Mestrado de Comunicação da Cásper Líbero Sergio Amadeu afirma que só tinha visto paródias dessa natureza ocorrer com artistas. Porém, diz ele, a prática é antiga. "Antes as pessoas faziam essas coisas nas ruas. A própria mídia de massa, como o Casseta e Planeta, faz isso na televisão." Se­­­gundo Ama­­­deu, agora o cidadão comum passou a poder fazer isso na internet.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.