• Carregando...

Ponta Grossa e Guarapuava reelegeram seus respectivos prefeitos e em Palmas a situação está indefinida.

O primeiro prefeito reeleito em Ponta Grossa toma posse às 15 horas desta quinta-feira (1.º). Pedro Wosgrau Filho (PSDB) e o vice, Rogério Serman (DEM), foramreconduzidos ao cargo pela votação no segundo turno, com 52% da preferência do eleitorado. Aos 61 anos, o engenheiro civil e empresário dos setores de construção civil e madeireiro parte para o terceiro mandato (foi prefeito também de 1989 a 1992).

Na solenidade, no Cine Teatro Ópera, também serão empossados os 15 vereadores eleitos. A cerimônia legislativa começa mais cedo, às 14 horas. O prefeito não chegou a ter a posse ameaçada, mas cinco vereadores correm risco. Um deles ainda não conseguiu ser diplomado e ainda briga na Justiça para participar da solenidade.

George Luiz de Oliveira (PMN) teve o registro de candidatura cassado por suspeita de compra de votos. O suplente Delmar Pimentel (PDT) deve ser empossado, mas também reponde processos e está com omandato ameaçado. Já Alysson Zampieri (PPS), também acusado de compra devotos, conseguiu uma liminar para ser empossado. Dois outros eleitos estãosendo investigados pela Justiça Eleitoral.

Nas entrevistas que concedeu depois da vitória, o prefeito disse que o segundomandato será bem mais fácil porque há vários projetos em andamento e porqueagora a prefeitura está organizada à sua maneira. Mas problemas de ordem econômica rondaram o Wosgrau no mandato que se encerra. Além da empresa que administra ter pedido recuperação judicial, a prefeitura chegou ao fim do ano com muitas dívidas em atraso.

Guarapuava

Um grande show de música gaúcha irá animar a festa de posse em Guarapuava, na região Centro-Sul do estado. O reeleito Fernando Ribas Carli (PP) foi reconduzido ao cargo. A cerimônia acontece após a escolha do novo presidente da Câmara Municipal, em sessão única que está prevista para as 17 horas.

Está programada também a nomeação do secretariado, que será renovado emapenas 28% para o próximo governo. Os organizadores preveem um público de400 convidados para a posse na Câmara Municipal, mas acreditam que a festacontinue com um número bem maior de pessoas em frente à prefeitura.

Palmas

Seis dos nove vereadores de Palmas, na região Sul do Paraná, pretendem disputar a presidência da Câmara Municipal. O cargo ganhou importância em virtude da impossibilidade de Hilário Andraschko, prefeito eleito na cidade, assumir a função. O presidente da Câmara será empossado interinamente como prefeito do município enquanto a situação de Andraschko não é definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como Andraschko foi eleito com mais de 50% dos votos válidos, caso sejanegativa a resposta do TSE, o presidente da Câmara será o prefeito domunicípio até ser promovida uma nova eleição. Com contas reprovadas, oeleito teve o registro de candidatura cassado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]