
Brasília - A chuva que insistia em cair em Brasília durante o dia de ontem e com seu momento mais intenso na hora em que a presidente eleita, Dilma Rousseff, chegava à catedral de Brasília , parecia que estragaria a festa cívica marcada para a Praça dos Três Poderes. Mas os simpatizantes de Lula, Dilma e do PT compareceram ao evento popular. Nada comparado à posse do primeiro mandato do presidente petista, em 2003, quando uma multidão ocupava o mesmo local desde cedo. A praça estava tranquila, os populares passavam por uma longa fila até um detector de metais para acessar a parte mais próxima ao parlatório, mas nada que causasse desconforto a quem foi à frente do Palácio do Planalto. Era uma festa da militância e de simpatizantes de Lula, com muitas bandeiras e broches do partido e de Dilma.
De boina vermelha e bandeiras ao vento, o servidor público do Distrito Federal Persivaldo Ananias Pereira Júnior, 51 anos, chegou ao local da posse às 11 horas, três horas antes do início do evento. "Vim dar um obrigado ao Lula, não um tchau, pois ele estará sempre na política e nos nossos corações. E um parabéns à Dilma pela luta e pela vitória", disse o brasiliense, que vota em Lula para presidente desde 1989, na primeira campanha presidencial do petista.
Um grupo de produtores rurais de Gama, cidade-satélite de Brasília, percorreu 42 quilômetros a cavalo para prestigiar a solenidade. "Viemos unir o mundo rural ao urbano. Damos todo o apoio ao presidente e à presidenta", disse Adelino Roberto Barbosa, presidente da Associação de Criadores e Produtores Rurais de Gama.
Mais do que acompanhar a posse da primeira mulher eleita presidente do Brasil, o que o povo queria ver mesmo era ver Lula. Enquanto Dilma não chegava ao Planalto, por várias vezes ele deu uma "espiadinha" pelos vidros do palácio e, a cada breve aceno, seus simpatizantes iam ao delírio. Também não faltou o famoso jingle da campanha de 89. "Olê, olé olé olá, Lula, Lula".
A chegada de Dilma também gerou a versão para ela do jingle de Lula, além de outras manifestações positivas pela posse da petista.



