• Carregando...

Três meses depois da sua reeleição, o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), bateu um novo recorde de popularidade. Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas encomendado pela Gazeta do Povo mostra que 89,6% dos curitibanos aprovam sua gestão – índice superior à votação que alcançou nas urnas em outubro, quando recebeu 77% dos votos.

A pesquisa foi realizada na segunda quinzena de dezembro. Exatamente um ano antes, em dezembro de 2007, o mesmo instituto apontava o prefeito com uma popularidade de 84,6%.

A pesquisa mostra ainda que a população vê Richa como um tocador de obras. Para 25,8 % dos entrevistados, é nesta área que a administração do prefeito saiu-se melhor. Em segundo lugar está a pavimentação asfáltica e a recuperação de calçadas, com 21,6% das citações.

Para o especialista em gestão urbana Denis Alcides Rezende, Beto Richa leva vantagem porque tem obras na cidade e o curitibano gosta do estilo do prefeito, de "bairrismo curitibano". "Ele sempre vai ter um alto porcentual de aprovação. Além disso, a antipatia do curitibano contra partidos de esquerda acaba favorecendo o Beto", afirmou.

Segundo cientistas políticos, o prefeito continua num movimento ascendente desde a eleição de outubro. E a continuidade dessa curva positiva vai depender dos resultados da gestão e da definição sobre uma eventual candidatura a governador em 2010.

Piores resultados

A pesquisa também apontou os setores em que a administração Richa apresentou os piores resultados. A segurança pública aparece em primeiro lugar. Embora não seja uma responsabilidade direta da prefeitura, mas do governo do estado, 29,5% apontaram a criminalidade como resultado da falta de medidas adotas pelo município.

O levantamento também revela outro indicativo curioso. Quando a pergunta é a área que o prefeito saiu-se pior até o momento, a saúde aparece em segundo lugar, com 18,3% das citações. Mas quando os entrevistados são questionados sobre as melhores ações da prefeitura, a saúde se destaca de forma positiva, sendo o setor que tem o terceiro melhor desempenho na administração pública (21,5%).

A pesquisa mostra ainda que a aprovação do prefeito é semelhante em todas as faixas etárias, tendo maior vantagem – 91% – entre os eleitores de 35 a 44 anos. (KC)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]