• Carregando...
José Carlos Bumlai: amigo de Lula ganhou mais segurança na PF com a transferência de argentino. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
José Carlos Bumlai: amigo de Lula ganhou mais segurança na PF com a transferência de argentino.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, determinou a transferência do argentino Alberto Angel Pérez, preso preventivamente para extradição na Superintendência da Polícia Federal no Paraná,em Curitiba, para a Penitenciária Federal de Catanduvas, no interior do Paraná.

O objetivo é evitar riscos para segurança de presos da Operação Lava Jato que estão na Superintendência, como o pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula, o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

A PF argumentou que o núcleo de custódia daquele Departamento de Polícia está em processo de desativação e que Pérez é pessoa de alta periculosidade, considerando que sua extradição foi requerida por ser acusado do homicídio de mãe e filha numa disputa entre vizinhos em Avellaneda, na Argentina.

Segundo a informou a autoridade, a unidade tem poucas celas e mantém presos em situação especial em decorrência dos acordos de delação premiada firmados na Operação Lava Jato, cuja segurança pode ser posta em risco.

Em sua decisão, o presidente do STF afirmou que o pedido estava bem justificado e não causará nenhum óbice ao andamento do processo de extradição, que aguarda a devida formalização por parte do governo da Argentina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]