Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições

Prazo para “faltosos” lota sede do TRE

O movimento no Tribunal Regional Eleitoral em Curitiba dobrou ontem, último dia para quem não votou nas últimas três eleições e nem justificou a ausência para regularizar a situação e não ter o título cancelado. O prazo para os faltosos levou à central de atendimento ao eleitor um número maior de pessoas que queria transferir o domicílio eleitoral, ou se cadastrar para votar, entendendo que se tratava de último dia para todas as solicitações ao TRE.

Em dias normais, a central de atendimento em Curitiba recebe, em média, 800 eleitores. Ontem foram 1.600, mas apenas um terço destes procurou a Justiça Eleitoral para não ter o título cancelado. Foi o caso do funcionário público Carlos Roberto Flores que estava com o título cancelado desde 2002, quando um recadastramento realizado em Almirante Tamandaré, onde ele votava, constatou que ele não era residente na cidade. De lá para cá, não compareceu mais às urnas. "Fui deixando, não fui atrás para resolver a situação e quando soube que poderia perder definitivamente o meu título, resolvi regularizar a situação", disse Flores. Ele esperou uma hora para ser atendido, com a senha de número 1.267.

No Paraná, 36.400 eleitores (ou 0,52% do eleitorado), não votaram e não justificaram nas últimas três votações e estavam ameaçados de terem o título cancelado. Em Curitiba 15.781 pessoas (1,33% dos eleitores) estavam nesta situação até a manhã de ontem, em Londrina 5.983 (1,82%), Maringá 4.403 (1,99%) e Ponta Grossa 1.690 (0,83%). Apenas na terça-feira o Tribunal Superior Eleitoral vai divulgar o balanço dos atendimentos realizados até ontem em todo o Brasil e quantos terão o título cancelado.

Falecidos

Outros 19.180 títulos paranaenses foram cancelados definitivamente nesta semana em função de um cruzamento de inscrições do Cadastro Nacional de Eleitores com registros de óbitos fornecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de eleitores falecidos entre janeiro de 2004 e fevereiro de 2006. A partir de agora, o cruzamento dos dois bancos de dados será feito mensalmente para a depuração do Cadastro Nacional de Eleitores.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.