Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Pré-sal provoca briga do PT com Renan

Lindbergh: “Renan está agindo como o Cunha”. | Waldemir Barreto/Agência Senado
Lindbergh: “Renan está agindo como o Cunha”. (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

Um grupo de senadores governistas e independentes abandonou, nesta quarta-feira (12), a comissão que analisa uma proposta do senador José Serra (PSDB-SP) que altera o marco regulatório do pré-sal para retirar da Petrobras a obrigatoriedade de participação na exploração dessas áreas. O grupo reclama de interferência do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na formação da comissão e na condução dos trabalhos.

A rebelião dos senadores ocorre dois dias depois de Renan e a presidente Dilma Rousseff terem firmado um pacto para tentar acabar com a crise política. E mostra que os ânimos continuam exaltados no Congresso.

Durante a reunião desta quarta, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), anunciou o rompimento político com Renan. “Vamos nos retirar da comissão e vamos formar um outra comissão paralela para analisar a proposta”, disse.

O grupo acusa Renan de ter impedido a indicação de um relator pelo PT e de ter manobrado para alterar a composição da comissão. Segundo Lindbergh, o PT deveria ter a prerrogativa de indicar o relator devido a regras de proporcionalidade de bancadas na Casa.

“É um golpe. Porque estávamos em maioria ele quis alterar tudo. Renan está agindo como Eduardo Cunha no Senado”, disse Lindenbergh.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.