Um edifício localizado em uma das principais avenidas da Meia Praia, em Itapema, no Litoral de Santa Catarina, foi evacuado e interditado por problemas de estrutura na segunda-feira (22). O prédio, de 16 anos de idade, está inacabado e tem 42 apartamentos - cada um avaliado em cerca de R$ 250 mil.
Após a falência da construtora, os moradores assumiram o término dos últimos pavimentos, mas não há licença para habitação.
Trinta famílias tiveram que deixar os apartamentos na tarde de segunda por causa do embargo. A maioria dos moradores seguiu para casas de parentes. Quem não tem para onde ir deve ficar, provisoriamente, em um colégio cedido pela Prefeitura. Ainda não há decisão sobre o que será feito do edifício.
Na última semana, as pessoas que vivem no prédio começaram a ouvir estalos e estrondos. Uma moradora disse que o piso da sala de sua casa chegou a levantar. O prédio está repleto de rachaduras e tem ferros expostos.
O capitão do Corpo de Bombeiros César Nunes afirmou que pelo menos dois pilares cederam e que a concretagem não foi feita corretamente. Uma equipe de engenheiros deve finalizar um laudo sobre as condições da estrutura em cinco dias.


