A prefeita de Bocaiúva do Sul, Lindiara Santana Santos, estará hoje no Palácio do Planalto para tentar agendar uma data para que o presidente Lula participe da inauguração da Estrada da Ribeira (BR-476). Ela vai acompanhada pelo marido e ex-prefeito da cidade, Élcio Berti. O casal será recebido pela secretário especial do presidente, Gilberto Carvalho.
As obras na estrada foram concluídas neste ano e por duas oportunidades Lula chegou a marcar sua presença na inauguração da obra. A primeira vez, uma queda de barreira adiou a inauguração. Na segunda, o problema foi a agenda presidencial.
Berti lembra que recorreu a vários expedientes para chamar a atenção para a região, durante oito anos, sempre como temas folclóricos e engraçados (o Ovniporto, a proibição da camisinha e do cigarro no município, a interrupção do Rali da Graciosa). "O esforço valeu a pena. Com a estrada asfaltada, muitas indústrias já se instalaram na região", afirma o ex-prefeito.
De acordo com os dados apresentados por Berti, o município de Tunas do Paraná, por exemplo, antes do asfalto tinha apenas seis serraris, e hoje já conta com cerca de 60 indústrias instaladas. Bocaiúva do Sul, segundo o ex-prefeito, tem hoje quatro hotéis-fazenda, que só puderam se instalar depois do asfalto. "O Vale do Ribeira é uma das regiões mais pobres do Paraná, mas o acesso já está refletindo nos nossos índices econômicos", afirma.



