Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Região Oeste

Prefeito cassado de Palotina entra com recurso no TRE

Os advogados de defesa do prefeito cassado de Palotina, Elir de Oliveira (PMDB), informam que vão entrar hoje com um recurso no Tribunal Regional Eleitoral, em Curitiba, contra o seu afastamento do cargo, por crime eleitoral. Na última sexta-feira, o juiz da 124.ª Zona Eleitoral de Palotina, Rodrigo Luiz Giacomin, determinou a cassação do prefeito e do vice Ademar Piorezan, eleitos na última eleição municipal. O presidente da Câmara de Vereadores, Osvaldo Paulino de Freitas (PSDB), assumiu interinamente à prefeitura.

A decisão judicial é resultado de duas ações que tramitam desde 2004 no Fórum de Palotina. Os processos foram impetrados pelos advogados do ex-prefeito Luiz Ernesto Giacometti (PP), segundo candidato mais votado nas eleições municipais. Elir se elegeu ao cargo com mais de 8 mil votos, ou seja, 51% do total dos votos válidos. O prefeito eleito só ficou sabendo da decisão judicial no fim da tarde de sexta-feira, quando estava dando palestras no Paraguai. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, Elir seguiu para Curitiba.

O prefeito afastado pediu o apoio do deputado federal Osmar Serraglio (PMDB) – relator da CPI dos Correios, para fundamentar o mandado de segurança, que deve ser encaminhado nos próximos dois dias ao Tribunal Regional Eleitoral. Serraglio é um dos mais respeitados profissionais em direito eleitoral. O juiz Rodrigo Luiz Giacomin também determinou a posse do presidente do Legislativo Municipal até 26 de julho, quando a Justiça Eleitoral dará posse ao segundo colocado na eleição do ano passado, nesse caso o ex-prefeito Luiz Ernesto Giacometti.

A reportagem tentou ouvir ontem o prefeito cassado e o segundo colocado na eleição de 2004, mas nenhum deles foi encontrado para falar sobre o assunto.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.