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A prefeitura de Curitiba aposta em um novo banco de dados para facilitar o acesso das pessoas à informação | Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo
A prefeitura de Curitiba aposta em um novo banco de dados para facilitar o acesso das pessoas à informação| Foto: Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo

Passou a vigorar na quarta-feira em Curitiba uma política própria de acesso à informação da gestão pública municipal, conforme publicação em Diário Oficial. O decreto abrange 36 órgãos e secretarias, obrigando-os a disponibilizar todo tipo de dado, como documentos, transcrições e gravações, sem restrição de licenças, patentes ou mecanismos de controle, no site Dados Abertos. Apesar do decreto, a nova política ainda não está sendo posta em prática e serve apenas para regulamentar práticas a serem adotadas no futuro pelo poder público.

Para garantir a qualidade da coleta, a regulamentação prevê que em cada base de informações deverá constar o nome completo e o e-mail do servidor público responsável por ela, pois caberá ao funcionário zelar pela exatidão, acessibilidade e legalidade dos dados, como também pela frequência de atualização.

Como funciona

Por enquanto, existem apenas 14 bases de dados no site e não há prazo para que o restante seja divulgado. De acordo com Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia, isso ocorre devido a atuais limitações tecnológicas. Para modernizar a infraestrutura digital da prefeitura, a pasta já adianta que irá contratar recursos do Banco Nacional de De­­senvolvimento Econômico e Social (BNDES), em opera­­ção já autorizada pela Câ­­mara de Vereadores, no valor de R$ 94 milhões.

O que muda?

Desde 2010 existe o Portal da Transparência da prefeitura de Curitiba. O portal, porém, só oferece informações de natureza orçamentária e financeira, mostrando receitas e despesas. Com a nova política de dados, informações sobre todas as áreas estarão à disposição para consulta.

Para Paulo Miranda, se­­cre­­tário municipal de In­­formação e Tecnologia, a nova política visa aumentar a transparência da administração pública e melhorar o engajamento do cidadão. "O direito à informação é fundamento básico da democracia. Para o cidadão exercê-lo plenamente, ele precisa ter fácil acesso a informações primárias, completas, autênticas e atualizadas", explica ele, por meio da assessoria de comunicação de prefeitura.

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