Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Novos contratos de gestão

Prefeitura mantém meta de reduzir 15% das despesas

Creche municipal: para 2010, prefeitura se compromete a abrir 3,4 mil vagas | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Creche municipal: para 2010, prefeitura se compromete a abrir 3,4 mil vagas (Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)

Diminuir em 15% os gastos da prefeitura. Criar 3,4 mil vagas em creches. Conceder 4,5 mil títulos de propriedades para moradores de ocupações irregulares. E construir 2,5 mil casas ou apartamentos populares. Essas são algumas das metas contempladas nos no­­vos contratos de gestão assinados pelos secretários municipais de Curitiba com o prefeito Beto Richa.

A formalização desses objetivos ocorreu na semana passada, quando 28 secretários e dirigentes de órgãos municipais assinaram os novos contratos, que estabelecem os objetivos a serem cumpridos até o fim de 2010.

Segundo a prefeitura de Curi­­tiba, com a criação das novas vagas em creche, o município passará a atender 43.592 crianças, de modo que o déficit passará a ser 8,39% da demanda. Em 2009, foram criadas 2.285 vagas em creches municipais, segundo a prefeitura. A meta era a criação de duas mil vagas.

Na área de habitação e planejamento urbano, a prefeitura pretende beneficiar, ainda em 2010, 4 mil famílias por meio de ações de urbanização e reassentamento de áreas.

Incorporação

De acordo com o presidente do Instituto Municipal de Adminis­­tração Pública de Curitiba, Carlos Homero Giacomini, as metas que não foram cumpridas integralmente no ano passado foram incorporadas nos novos contratos. "Dezoito unidades de saúde foram reprogramadas para serem construídas neste ano", diz ele. O mesmo, segundo Giacomini, deve o ocorrer com o Centro Especial de Atendi­­mento da Cidade Industrial de Curitiba.

Giacomini afirma ainda que a meta de diminuir em 15% os gastos das secretarias continua a valer neste ano para aquelas que não conseguiram fazer a redução. Já os órgãos que cumpriram a meta, não poderão gastar mais do que no ano passado.

Segundo ele, até março deste ano todas as secretarias deverão firmar nova meta sobre despesas. "Queremos melhorar a qualidade do gasto público, aumentando a produtividade com menor custo. Todas as secretarias deverão entregar planos de qualidade de gasto até março", afirmou.Gia­­comini afirmou que a melhoria na qualidade dos gastos será feita caso a caso, de acordo com as particularidades de cada órgão.

A prefeitura de Curitiba tem como um dos destaques dos novos contratos de gestão ações de preparação de Curitiba para a Copa do Mundo de 2014. Para organizar a cidade para o Mundial, a administração municipal estabeleceu uma série de prioridades, principalmente na área de infraestrutura – o que inclui a reconstrução do terminal de ônibus da Santa Cân­­dida – que contribuirá para a integração do transporte intermunicipal – e a conclusão de projetos de engenharia, licenciamento ambiental e de financiamento do metrô de Curitiba.

Segundo o presidente do Ins­­tituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc), Cléver Ubira­­tan Teixeira de Almeida, há uma preocupação em ampliar a infraes­­trutura urbana da cidade para a Copa do Mundo, porque o municí­­pio ficará em evidência. "Nós te­­mos um pacote de obras a ser reali­­zado, pensando no futuro na cida­­de. Não só para 2014, mas para os anos seguintes também", afirmou.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.