Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
petrobras

Presidente da CPI da Petrobras diz que vai revelar nomes dos investigados pela Kroll

Os deputados irão decidir quais pessoas serão alvo de um aprofundamento da investigação

Hugo Motta, presidente da CPI. | IVONALDO ALEXANDRE/GAZETA
Hugo Motta, presidente da CPI. (Foto: IVONALDO ALEXANDRE/GAZETA)

O presidente da CPI da Petrobras, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), afirmou nesta quarta-feira (5) que vai apresentar aos integrantes da comissão os nomes de todos os investigados pela empresa Kroll e que os deputados irão decidir quais serão alvo de um aprofundamento da investigação.

Logo no início dos seus trabalhos, em março, a CPI contratou a empresa de investigação Kroll por cerca de R$ 1 milhão, com o objetivo de rastrear contas no exterior dos delatores da Operação Lava Jato, o que poderia fragilizar a credibilidade dos depoimentos e beneficiar os políticos investigados.

Os nomes dos investigados, porém, têm sido mantido sob segredo da maioria dos integrantes da CPI – apenas Hugo Motta e o sub-relator André Moura (PSC-SE) têm acesso a essas informações.

O jornal “O Estado de S. Paulo” informou no último dia 30 que a cúpula da CPI pediu à Kroll que priorizasse a investigação do lobista Julio Camargo, que disse ter pago propina de US$ 5 milhões ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que controla a CPI por meio de seus aliados.

Motta já havia afirmado que, em uma segunda fase da investigação, a Kroll iria focar em alguns poucos alvos, com o objetivo de reduzir o custo, já que deverá ser feito um novo contrato. Ele nega, porém, que foi priorizado Julio Camargo e diz que ainda não houve decisão para isso.

Nesta quarta, Motta afirmou à comissão que fará uma reunião para informar os nomes dos investigados e para pedir à CPI que decida quais serão os alvos prioritários.

“Vamos realizar uma reunião entre os membros da CPI para discutirmos a contratação, fazendo o esclarecimento de todos os nomes. Eu vou apresentar todos os nomes, apresentar o relatório que foi entregue, e a CPI irá decidir quantos a Kroll irá investigar, quem a Kroll irá investigar, e se iremos contratar a Kroll [para a nova fase] ou não”, afirmou Hugo Motta.

Parlamentares fizeram cobrança sobre esse tema na sessão e afirmaram que a decisão veio tarde. “Fico feliz de ouvir de vossa excelência que depois de 5 meses de CPI vamos abrir a caixa-preta da Kroll”, afirmou o deputado Ivan Valente (PSol-SP).

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.